CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Vacinação Anti-rábica em cães e gatos vai até o dia 15 de setembro em Ibicaraí

Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimndo Gomes


A Secretaria de Municipal de Saúde de Ibicaraí e Vigilância Sanitária deram início no último sábado, 30, à Campanha Anti-Rábica em cães e gatos. A vacinação vai até o dia 15 de setembro. De acordo com a 7ª Dires, Ibicaraí tem 3.534 animais e até o momento já foram vacinados  2.476 cães e 680 gatos, totalizando 3.156. De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Priscila Araújo, a vacinação só está acontecendo em Ibicaraí e na zona rural. "Estamos esperando uma nova remessa de doses da vacina para daí iniciarmos a vacinação nos distritos da Saloméa, Vila Santa Isabel e os dois Cajueiros Novo e Velho", disse a coordenadora.

O início da vacinação aconteceu no 30 de agosto e foi chamado de Dia D. Durante todo o dia oito postos de saúde e mais um ponto de apoio na escola Yêda Barradas (no bairro do Luxo) funcionaram como pontos de vacinação das 08:00 às 17:00 horas. 55 profissionais da Saúde e Vigilância Sanitária atuaram na cidade e outros 15 trabalharam durante todo o dia na vacinação da zona rural do município.

A Coordenadora avisa que as pessoas que possuem cães ou gatos e que não conseguiram vacinar o seu animal no período da campanha, podem procurar o box da Vigilância Sanitária situado na Feira Livre, que funciona toda quinta-feira para vacinação desses animais. Priscila disse ainda que até o momento a campanha já ultrapassou o percentual de 70,06% da vacinação e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é chegar a pelo menos 80% dos animais vacinados.

A Doença
A raiva é uma doença viral que acomete mamíferos e pode ser transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou contato com secreções de animais domésticos ou selvagens que estejam infectados. A raiva é uma doença grave, que pode manifestar diversas formas de encefalite (espasticidade, demência ou paralisia) que quase sempre levam o paciente à morte. O cão é o principal transmissor da raiva urbana no Brasil. Outros animais ocasionalmente envolvidos são gatos, macacos e raposas. Nas áreas rurais, o morcego é o principal transmissor do vírus da raiva para outros animais, como o gado bovino e os cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...