CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sema e CDS-LS capacitam para o Manejo de Recursos Naturais e Bacias Hidrográficas

Fonte ASCOM AMURC
Técnicos do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, envolvidas com o Comitê de Bacias do Leste estão sendo capacitados com o curso de Manejo de Recursos Naturais e Bacias Hidrográficas para que possam atuar de forma sustentável e disseminar as informações sobre a utilização desses recursos. A capacitação, que teve início no último dia 17, na FTC de Itabuna e encerra nesta terça-feira (23), conta com o apoio do Estado da Bahia, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CDS-LS.
Segundo o coordenador executivo da Amurc e CDS-LS, Luciano Veiga, “o curso tem permitido formar profissionais que serão multiplicadores, com conteúdo técnico para somar com as políticas para recuperação das Bacias Hidrográficas, em especial a do rio Almada e a que forma o rio Cachoeira, temas que sempre estiveram no foco das ações defendidas pela Amurc e o Consórcio”, destacou.
Depois de três dias com aulas teóricas, os profissionais iniciam nesta segunda-feira (22) a manipulação do Programa Arqui Giz, uma ferramenta eficaz para elaboração de mapas, que permitirá fazer diversas análises com relação a qualidade dos solos. De acordo com o coordenador do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), Ricardo Duarte, a iniciativa está integrada ao Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Formar, que elabora todas as licitações ambientais.
“Isso faz parte de um apoio que a Sema está dando aos municípios, tendo em vista a regulamentação da Lei Complementar 140, que passa competência para os municípios de Licenciamento Ambiental. Até dezembro, a Sema estará sendo realizando mais um curso de Licenciamento para os técnicos do Consórcio”, declarou.
O instrutor do curso, José Augusto Sacramento revelou que foi abordado desde conceitos relacionados às Bacias Hidrográficas, a degradação dos recursos naturais dentro das Bacias, a caraterização fisiográfica das Bacias Hidrográficas e na sexta-feira foi realizado o Planejamento de Uso do Solo das Bacias, “que significa como planejar o uso de forma mais sustentável para que possamos preservar mais esse recurso natural do solo e da água, que tem tido sérios problemas pelo mau uso”.
Para a técnica do Inema e integrante do Comitê da Bacia do Leste, Mônica de Melo, a capacitação é vista como uma grande oportunidade para os profissionais que atuam no trabalho dentro do Comitê de Bacias, porque, segundo ela, é uma forma de entender melhor como deve ser feito um planejamento para que se tenha o melhor uso do solo no território da Bacia. “Estamos tendo a oportunidade de estar trabalhando com uma ferramenta de planejamento ambiental, com um sistema de formação geográfica, para a análise minuciosa do solo”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...