CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 22 de maio de 2014

SEMA apresentou ações para a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira


Durante a realização de uma oficina para a construção do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira e outras atividades realizadas durante a semana no Sul da Bahia, o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler visitou a sede da Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia – Amurc, nesta terça-feira (20), onde se reuniu com representantes da sociedade civil organizada de Itabuna, Ilhéus e Itapé para explanar sobre o Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA), que inclui ações para a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira.
O Plano consiste em promover a conservação através do desenvolvimento e a implantação de ações de revitalização e monitoramento ambiental na Bacia do Rio Cachoeira. Para o presidente da Amurc, Lenildo Santana o projeto permite uma visão mais ampla da preservação ambiental na região, como uma oportunidade de estender a discussão ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Além de garantir a preservação dos mananciais, o projeto vai permitir uma maior oferta de água para a atividade agrícola nos municípios do entorno.
De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, o projeto obedecerá três etapas, que inclui a participação dos municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. Inicialmente será feito o cadastro das propriedades rurais localizadas nas áreas de preservação ambiental e imediações do Rio Cachoeira, o planejamento estratégico para a revitalização em curto, médio e longo prazos e o plantio de 70 hectares, visando a restruturação florestal das áreas no entorno da Bacia.
Além da participação dos municípios, o projeto conta com a participação de entidades da sociedade organizada. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna - ACI, Luiz Ribeiro o encontro foi importante para conhecer as ações que estão sendo realizadas em prol do Rio Cachoeira, que atende a vários municípios circunvizinhos a Itabuna. “Ficamos muito felizes em saber que já tem um projeto avançado e com certeza estaremos juntos a Amurc e demais entidades itabunenses para colaborar com a revitalização do Rio Cachoeira, que faz parte da história da nossa cidade”, destacou.
Na visita foi reiterada ainda a importância do convênio de Gestão Ambiental Compartilhada que está sendo firmado entre a Sema e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul, com o objetivo permitir cooperação técnica e financeira para o desenvolvimento das atividades de licenciamento e fiscalização ambiental.
O encontro contou ainda com a participação de outros profissionais integrantes da Sema, além de representantes da sociedade civil, como o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna -  Sindicom, Eduardo Oliveira Carqueija, o diretor da TV Santa Cruz, Adriano Martins, o vereador de Itapé, Paulo Alves de Oliveira e a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...