CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ceplac ministra cursos de compostagem e horticultura na região do Jacarandá em Ibicaraí

 
Texto: Arnold Coelho – Fotos: José Raimundo Dantas
 A Ceplac, através do escritório local de Ibicaraí, promoveu nos dias 13 e 14 de maio, na região rural do Jacarandá, cursos de Compostagem e Produção de Alimentos Orgânicos em Garrafas Pet ministrados pelo engenheiro agrônomo Agamenon de Almeida Farias.
Os cursos aconteceram em dois turnos (manhã e tarde) e contou com a presença de 25 participantes (moradores e trabalhadores rurais). Também marcaram presença nos cursos representantes das Associações do Jacarandá  e Associação Paixão Pela Terra, de Ibicaraí; Associação do Limoeiro, de Floresta Azul; Assentamento Vila Isabel; Dr. Jailton Pereira Dias, chefe do escritório local da Ceplac de Ibicaraí; José Raimundo Dantas, Agente de Atividade Agropecuária e Carlos Alberto Serafim, Agente de Atividade Agropecuária. O escritório local da Ceplac de Floresta Azul se fez presente na pessoa de José Alberto Silva de Carvalho; e a prefeitura de Ibicaraí foi representada pelo secretário de Agricultura Carlos Durval Fraga.
Com aulas práticas e técnica refinada, além de larga experiência e vivência do meio rural, o engenheiro agrônomo Agamenon de Almeida Farias literalmente botou a “mão e os pés na terra” e mostrou para os participantes como plantar de forma sustentável. Agamenon prometeu e cumpriu a promessa de que não utilizaria nada da cidade. “O curso, e tudo que fizermos aqui, será com o que encontrarmos no meio rural. Vamos tirar da terra o que ela nos dá de melhor: o alimento”, disse o engenheiro.
Agamenon passou o primeiro dia mostrando como funciona o processo de compostagem, que nada mais é que a transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico ou composto orgânico, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. Os moradores participantes aproveitaram para fazer uma limpeza na área em que vivem, catando e tirando o lixo produzido na fazenda e reaproveitando as garrafas pet que estavam jogadas na comunidade.
No segundo dia Agamenon montou um estaleiro com bambus e criou um processo de irrigação central com garrafa pet, onde é feita a irrigação da futura horta suspensa de forma simples eficiente.
Com a terra devidamente preparada, com a mistura de composto de casca de cacau, terra preta, esterco e cinza de madeira queimada  (elemento rico em potássio), os alunos fizeram de forma rápida e simples o plantio de uma muda de alface para cada vaso pet. Agamenon explicou que irrigando diariamente em local ventilado e  exposto ao sol da manhã é possível colher um pé de alface em 25 dias.
Ao final o engenheiro agradeceu a presença de todos, falou da importância de saber viver da terra de forma sustentável (sabendo tirar sem agredir o meio ambiente) e prometeu voltar para aplicar esse método em outras regiões rurais de Ibicaraí.
Dr. Jailton Pereira falou da importância de cursos práticos e rápidos com pouca teoria e muita prática para o meio rural e lembrou que a Ceplac está a disposição para ajudar com assistência técnica ao homem do campo. São ações simples que agregam valores para os moradores da zona rural. “É mais uma fonte de renda e a certeza da manutenção do homem no campo. A Ceplac está de portas abertas, é só nos procurar e solicitar que traremos novos cursos para Ibicaraí”, disse Dr. Jailton.
O secretário de Agricultura de Ibicaraí, Carlos Durval Fraga achou muito interessante esses métodos e agradeceu a iniciativa dos técnicos da Ceplac, trazendo esses cursos para o meio rural. “Cursos como esse, onde o  trabalhador rural, em poucas horas aprende técnicas de plantio e manuseio com a terra, só melhoram a vida do homem do campo. Além de uma renda extra com a produção de terra aduba e a venda de hortaliças. Vou tentar levar esse curso para outras regiões rurais da nossa cidade,” disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...