Texto: Ascom PMIbicaraí – Fotos: Projovem
O antigo Projeto Projovem Adolescente, hoje chamado de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vem oferecendo, há seis anos, oficinas de arte, música, dança, esporte e lazer para os jovens de Ibicaraí. A mudança de sigla aconteceu ano passado em todo país. O reordenamento visa unificar a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos que atualmente são cofinanciados por meio do PROJOVEM Adolescente, PETI e serviço para criança/idoso.
No 30 de abril os alunos do Projovem Adolescente se apresentaram na festa alusiva ao Dia do Trabalhador e levaram emoção aos presentes na festa. Os alunos Francisco, Cálisson, Carol, Irlândia, Maicon, Henrique, Vinícius e Antonio mostraram talento e deram um show no palco. No final o funcionário Ivancley fez uma apresentação especial para o público presente.
A secretária de Assistência Social, Ângela Santana, falou da importância desses projetos sociais no município e a inclusão do jovem no convívio social tendo o lúdico no processo de desenvolvimento artístico e cultural do indivíduo.
Reordenamento do SCFV
O reordenamento visa unificar a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos que eram cofinanciados por meio do PROJOVEM Adolescente, PETI e serviço para criança/idoso. Os pisos divididos por faixa etária resultaram em regras de oferta, forma de acompanhamento e lógica de cofinanciamento diferentes para cada piso. Essas diferenças representam um alto custo de manutenção do serviço, agravado pela burocratização e fragmentação do funcionamento e cofinanciamento por faixa etária. Além disso, há um engessamento da utilização dos recursos e na formação dos grupos de acordo com a realidade local.
Com o reordenamento, os serviços ofertados para as faixas etárias até 6 anos, 6 a 15 anos, 15 a 17 anos e idosos continuam a ser ofertados, porém o cofinanciamento será unificado, atentando para alguns detalhes: Os municípios e DF poderão planejar e executar o serviço, de acordo com a realidade local e com a demanda dos usuários; sendo possível uma flexibilização na formação dos grupos. O Reordenamento proporcionará a unificação dos recursos repassados pelo Governo Federal (MDS/SNAS) para o trabalho com crianças, adolescentes e idosos em um único piso (Piso do PROJOVEM Adolescente, PETI, criança/idoso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário