O governador Jaques Wagner e a direção do grupo canadense Largo Mineração inauguram, nesta quarta-feira (21), a maior mina de Vanádio do Brasil e a primeira mineradora de Vanádio das Américas. O evento será realizado às 10h, em Maracás, sudoeste da Bahia, região do Vale do Jiquiriçá. Com investimento estimado em mais de R$ 550 milhões, a mineradora terá capacidade para processar 5,1 mil toneladas.
A Vanádio de Maracás será a mina com maior teor do metal e menor custo de produção em todo o mundo e fará do estado da Bahia, o maior fornecedor de ferro-vanádio do país. A mina que fica na Fazenda Patrício, povoado de Porto Alegre, deve gerar nos primeiros meses de operação cerca de 300 empregos diretos e, quando atingir sua total capacidade, serão gerados 400 novos postos de trabalho na região.
O Vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos. De acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), detentora dos direitos minerais da região, a jazida em Maracás é considerada a melhor do mundo, podendo se tornar produtora estratégica em nível global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário