Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social
A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã de segunda-feira, 19, uma passeata com mais de trezentos estudantes da rede de ensino municipal e estadual do período matutino. A ação saiu da sede do Creas e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade em apoio ao dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o tema, “Todos num só time, por uma Copa sem abuso e exploração sexual”.
Em apoio ao evento, compareceram o vice-prefeito de Floresta Azul, Jaconias Gusmão, os vereadores Joesdras Nascimento Cardoso (Jorginho da Saúde) e Gerônimo Santos Paiva, além da secretária de Assistência Social, Eliana Alcântara, Conselho Tutelar e as equipes do Creas, Cras e Nasf de Floresta Azul.
“É uma ação que acontece em todo o território nacional como forma de proteger a criança e o adolescente, além de alertar toda a sociedade sobre esse mal que está presente em nossa sociedade. É preciso estar atento e denunciar qualquer tipo de abuso com a criança”, disse a secretária.
18 de Maio
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário