CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Lama de barragem muda paisagem do Rio Doce; veja antes e depois

Colatina recebeu onda de lama nesta quarta-feira (18).

Agora, a onda de rejeitos de minério se desloca para Linhares e para o mar.

Do G1 ES
Antes e depois do Rio Doce em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo (Foto: Viviane Machado e Vando Fagundes/ Arte G1)Antes e depois do Rio Doce em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo; a primeira no dia 9 de novembro e a segunda 10 dias depois (Foto: Viviane Machado e Vando Fagundes/ Arte G1)
Desde a chegada da lama de rejeitos da barragem da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, ao município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, nesta quarta-feira (18), a paisagem do município mudou completamente.
O Rio Doce passa pela região Central da cidade e a vista dele é considerada um dos cartões postais, além de ser a única fonte de captação de água dos 122 mil habitantes. Agora, a população está aprendendo a conviver com uma nova rotina e a prefeitura busca maneiras de continuar oferecendo água potável.
O rompimento de uma barragem de rejeitos de minério da Samarco aconteceu no dia 5 de novembro e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central de Minas Gerais. A lama já chegou aos municípios de Baixo Guandu e Colatina, e também deve afetar Linhares, chegando até o oceano, segundo especialistas.
Antes do rompimento da barragem, o município de Colatina já enfrentava uma situação de seca e os moradores haviam sido alertados para economizar água. Na foto tirada antes da lama, no dia 9 de novembro, é possível ver vários bancos de areia ao longo do trecho do Rio Doce.
Vista para o Rio Doce antes da chegada da lama (Foto: Vando Fagundes/ TV Gazeta)Vista para o Rio Doce antes da chegada da lama, em imagem do dia 9 de novembro, onde é possível ver bancos de areia devido à seca (Foto: Vando Fagundes/ TV Gazeta)
Já na foto tirada depois da chegada da onda de rejeitos, nesta quinta-feira (19), é possível ver que os bancos de areia continuam no mesmo lugar, mas a coloração da água mudou completamente. Além de pouca água e areia, o Rio Doce agora tem lama.
A captação de água foi suspensa na madrugada desta quarta-feira (18). A dona de casa Jaudete Vieira armazenou água dentro de uma caixa extra e também do tanquinho da máquina de lavar. "A gente não sabe o que pode acontecer ainda, então a melhor forma é guardar em qualquer vasilhame", disse.
A cidade precisou montar um plano de emergência para atender a todos os moradores. Seis poços estão sendo perfurados no município pela Samarco, a pedido da Prefeitura de Colatina, para captar água que fica entre rochas.
As casas, comércios, escolas, hospitais e outros estabelecimentos estão sendo abastecidos por carros-pipa e também recebendo doações. O Exército também instalou reservatórios de 10 mil litros nos bairros.
Um dos reservatórios fica ao lado da casa do aposentado Leone Dalapícola, no bairro Vila Lenira. "Bom demais, para mim e para os outros moradores, pois fico pensando em quem não tem carro para buscar água fora daqui", falou.
Imagem do Rio Doce, em Colatina, feita em 19 de novembro (Foto: Vando Fagundes/ TV Gazeta)Imagem do Rio Doce, em Colatina, feita em 19 de novembro, com a lama alterando a paisagem (Foto: Vando Fagundes/ TV Gazeta)


Samarco distribui água; confira os locais
A mineradora Samarco começou a distribuir água mineral para os moradores nesta quinta-feira. Cada pessoa pode levar 2 litros para casa. A distribuição vai acontecer todos os dias, das 5h às 22h.

- Ayrton Senna, próximo ao CRAS e outro próximo à Igreja Católica
- Bela Vista, no Campo de Futebol
- Carlos Germano Naumann, próximo a US
- Centro, na Praça do Sol Poente
- Colatina Velha, Rua Pedro Epichim – próximo ao acesso à Avenida das Nações
- Columbia, próximo ao CEU
- Francisco Simonassi, na Praça da Igreja Católica
- João Menegueli, próximo ao reservatório
- Maria das Graças, na praça da Igreja Católica
- Nossa Senhora Aparecida, na Praça da Igreja
- Novo Horizonte, na Praça da Igreja Católica
- Perpétuo Socorro, na Praça de Alegria
- Santos Dumont, próximo à Escola Matilde Guerra
- São Miguel, próximo ao campo de futebol
- São Pedro, na Praça da Igreja Católica
- São Vicente, na Praça da Igreja
- Vila Lenira, na Praça da Igreja
- Vista da Serra, próximo à unidade de saúde

Produto pode tratar água
A prefeitura de Colatina informou que está analisando a água do Rio Doce e que ainda não pode precisar quando a população vai poder voltar a usar esse recurso.

Mas o mesmo produto usado no Rio Doce, em Governador Valadares (MG) para tratar a água da cidade, completamente poluída por causa da lama das barragens rompidas em Mariana será utilizado em Colatina. O município recebeu 30 toneladas da substância polímero de acácia negra, que separa a lama da água para que ela possa ser tratada.
O produto só será utilizado após passar por testes. Por meio da assessoria de comunicação, o município explicou que, após a chegada da lama, uma pequena quantidade da água do rio será levada para uma das três estações de tratamento da cidade. Depois que a água for separada da lama e tratada, ela será testada em um laboratório de Vitória.
Nova versão infográfico barragens Mariana (Foto: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...