CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Brasileiro com caso suspeito de ebola em BH vai ser transferido para Rio

Paciente de 46 anos foi isolado e será encaminhado para o Rio.

Ele chegou no Brasil na sexta (6); sintomas teriam começado no domingo.

Do G1, em São Paulo
Ministro fala sobre casos de microcefalia (Foto: Reprodução/NBC)
Ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, em
entrevista em Brasília (Foto: Reprodução/NBC)
O brasileiro vindo da Guiné que está com um caso suspeito de ebola em Belo Horizonte vai ser transferido para o Rio de Janeiro em um avião das Forças Aéreas Brasileiras (FAB), afirmou na tarde desta quarta-feira (11) o ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro. O homem chegou ao Brasil vindo da Guiné na última sexta-feira (6). No domingo (8), ele apresentou sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça.
Segundo o ministro, o homem foi atendido na noite desta terça (10) na na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Pampulha e, assim que a consulta indicou que os sintomas possam ser compatíveis com a doença, a equipe de atendimento deu início ao "protocolo nacional definido para os casos suspeitos de ebola".
 
Na tarde desta quarta, uma equipe de Brasília voou até Minas Gerais para levar o paciente para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, onde a Fiocruz fará um exame de sangue para verificar se trata-se de um caso de ebola. "É importante tranquilizar a população", disse o munistro de saúde, Marcelo Castro, que lembrou que a doença só é transmitida por meio de contato com os fluidos corporais do paciente.
Mais cedo, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte já tinha anunciado que estava investigando o caso de um paciente internado na UPA Pampulha. De acordo com o Ministério da Saúde, a suspeita é que o homem, de 46 anos, esteja infectado por ebola.
O paciente está isolado em quarentena, assim como os funcionários que trabalhavam na unidade. A UPA está fechada e os pacientes que procuram o local estão sendo encaminhados para outros centros de saúde.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que, para preservar a privacidade do paciente e direitos legais, "o nome do paciente deve ser preservado e não deve ser divulgado pela imprensa e demais mídias".
Novos casos de ebola na Guiné
Segundo a OMS, dois novos casos de ebola foram confirmados no dia 16 de outubro na Guiné, depois de duas semanas sem registros de novos pacientes.

Geralmente se considera que uma epidemia de Ebola está encerrada quando uma localidade passa 42 dias sem nenhum caso da doença. Os dois outros países mais afetados pelo surto foram a Libéria, que foi declarada livre da transmissão em 3 de setembro, e Serra Leoa, que no último sábado (7) recebeu a mesma declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...