CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

quarta-feira, 12 de março de 2014

Floresta Azul: Creas promove evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
 A Secretaria Municipal de Assistência Social de Floresta Azul, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), realizou, na manhã de terça-feira (11), nas dependências do centro local, um evento com café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com o tema, “Você deve ser homenageada todos os dias do ano e não somente nesta data!”. Estiveram presentes ao evento a prefeita do município, Dra. Sandra Cardoso, a Secretária de Assistência Social, Eliana Alcântara, a advogada do Conselho Tutelar do município, Ariana Gusmão, toda equipe de coordenação do Creas e 50 mulheres cadastradas e atendidas no centro.
Na abertura do evento todas ouviram poemas motivacionais com a Advogada do Creas, Roberta Gusmão e da Prefeita Dra. Sandra Cardoso. Logo em seguida foram organizadas brincadeiras de descontração pela coordenadora Sara Pereira, que distribuiu bolas de soprar e mensagens escritas em papéis dobrados, que após serem estouradas as bolas, foram lidas de uma a uma por todas as mulheres presentes. Após as brincadeiras, a Prefeita Sandra Cardoso, juntamente com a Secretária Eliana Alcântara convidou todos os presentes a degustar o farto café da manhã, para em seguida serem distribuídos pela equipe do Creas, camisas, chaveiros, porta moedas e mensagens motivacionais.
A Prefeita Dra. Sandra Cardoso destacou o sucesso do encontro e comemorou a realização do evento para a valorização e redescobrimento da dignidade da mulher. “A mulher é a alma da família. Portanto, o objetivo desse encontro foi trazer informações e promover um debate sobre as questões acerca da violência, principalmente por se tratar de um assunto que deve ser abordado com clareza, informando às mulheres quais são os seus direitos e de que forma a lei pode protegê-las”, disse a prefeita Dra. Sandra.
“O intuito é promover o resgate da autoestima que, muitas vezes, se encontra comprometida pelos conflitos vivenciados pelas atendidas”, explica a advogada Roberta Gusmão. 
“A parceria da Assistência Social com o Creas, trabalhando juntas pelo social e a mulher florestense, tem nos dados avanços significativos nas ações sociais do nosso município. São pequenas ações como essa que nos motivas para continuar  trabalhando em prol do social”, disse a secretária Eliana Alcântara.
 Sobre a data
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno no ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
 O Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social presta assistência a indivíduos e famílias com seus direitos violados, oferecendo acompanhamento com equipe composta por assistentes sociais, advogado, psicólogo e estagiário. O Creas atende na Rua Bela Vista, s/n- Centro. Tel.: (73) 3243-2162, CEP. 45740-000- Floresta Azul - Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BARRO PRETO- O município celebrou o dia da consciência negra

  Com informação de Moura Notícias  A  Prefeitura Municipal de Barro Preto, através da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultu...