EM CASA

EM CASA

DAHIANA DIVULGAÇÃO

DAHIANA DIVULGAÇÃO

ADAUTO NASCIMENTO

ADAUTO NASCIMENTO

sexta-feira, 28 de março de 2014

Programa de rastreamento do câncer de mama chega a Floresta Azul

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
 A Secretaria de Saúde de Floresta Azul em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), estará realizando entre os dias 01 a 05 de abril o Rastreamento de Câncer de Mama-Estratégia Itinerante.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticada em estágio avançado. O diagnóstico precoce da doença é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura.
Para enfrentar esse desafio e diagnosticar precocemente o Câncer de Mama, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, propõe realizar uma ação de rastreamento e diagnóstico em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA esta faixa etária é considerada a de maior risco para desenvolver o Câncer de Mama.
 Esta ação foi denominada Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama - Estratégia Itinerante na Fase I percorre os municípios do Estado, através de Unidades Moveis, realizando Mamografia Bilateral de Rastreamento. A Unidade Móvel é composta por 02 mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia.
 O público alvo para o rastreamento é formado por mulheres de 50 a 69 anos. Além das mamografias, num segundo momento, FASE II, serão realizados exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas após a mamografia.
 Para as mulheres com diagnóstico positivo o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.
 Serão realizados em Floresta Azul um total de 710 mamografias bilaterais no período de 01 a 05 de abril. Para participar a mulher deverá procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua área de abrangência, ou se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde portando Carteira de Identidade e Cartão Nacional de Saúde. A Unidade móvel chega ao município no próximo dia 28 de março e ficará estacionada no Jardim Encantado, local onde acontecerá o mutirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...