CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 8 de março de 2014

Construção, ampliação e reformas de UBSs melhoram a saúde em Ibicaraí



  Texto: Arnold Coelho – Fotos: André Luiz Evangelista e Antonio Lima
 A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, está modernizando todo o sistema de saúde local, fazendo uma verdadeira revolução na saúde de Ibicaraí. Com a inauguração de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos últimos cinco anos (Saloméa e Vila Santa Isabel); a ampliação de uma UBS no Cajueiro Velho (em fase final); a reforma de três UBSs (em andamento); além da construção de quatro novas UBSs (em fase de terraplanagem) e a revitalização do Hospital Regional.
O Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), que hoje funciona como Unidade de Saúde da Família Oséas Peixoto e as Unidades de Saúde dos bairros do Luxo (Dr. Silvino Pires) e Bela Vista (Lauro Pires), estão sendo totalmente reformadas, com a recuperação dos telhados (troca de madeiramento, reposição e limpeza das telhas); reforma de forro; troca de portas e caixões; piso cerâmico, além de reforma de todas as salas.
A reforma desses três postos faz parte do Plano de Modernização da Saúde em Ibicaraí. Além dessas reformas, o município está ampliando a Unidade Básica de Saúde do Cajueiro Velho (reforma no valor de 79 mil reais), e terminando a construção da UBS do Bairro Delfino Guedes, no valor de 185 mil reais, (sendo que o Estado entrou com 150 mil e a Prefeitura com 35 mil reais).
Ainda para o mês de março a Prefeitura promete dar início a construção de mais quatro Unidades Básicas de Saúde em Ibicaraí, no valor de 407 mil reais por UBS: na travessa Adrião Macêdo, bairro Sempre Viva; na rua Castro Alves, Centro (ao lado do Fórum e OAB); no bairro Corina Batista, ao lado do prédio da APAE e no bairro Duque de Caxias, Loteamento Raimundo Esteves.
A ampliação da rede de Unidades Básicas de Saúde vai permitir ao município expandir a cobertura da Estratégia de Saúde da Família. Cada unidade nova vai contar com atendimento médico, bucal, enfermagem, agentes comunitários de saúde, vacinação, coleta de sangue, farmácia, entre outros serviços.
A administração Gente Cuidando de Gente espera fechar o ano de 2014 com investimentos na saúde (construção, reforma e ampliação de UBS), ultrapassando a “casa” de três milhões de reais, em apenas cinco anos de governo. “O legado que deixaremos na saúde só terá o devido reconhecimento no futuro, pois estamos construindo, ampliando e modernizando as UBSs na cidade e nos distritos. Esses investimentos refletirão mais adiante, e isso me deixa muito feliz”, disse o prefeito Lenildo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...