CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 20 de março de 2014

IFBA e Pronatec vão instalar cursos técnicos em Ibicaraí

 
Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes
 O Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Diretor de Ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Núcleo Ilhéus), Marco Antônio, esteve quarta-feira,19, em Ibicaraí, para uma visita técnica ao prédio do Colégio Ressurgir, na praça Dr. Justino Marques, 111, centro. Marco Antônio foi recebido pelo secretário de Educação, Uildo Batista e pela secretária de Assistência Social, Ângela Santana, que mostraram as dependências do prédio e as salas que serão cedidas para a implantação de oito cursos técnicos.
Marco Antônio gostou, mas fez algumas ressalvas que serão prontamente atendidas. “É preciso melhorar o acesso dos cadeirantes, com a colocação de um corrimão e adequação da inclinação da rampa, além de melhorar a iluminação das salas e aumentar os números de cadeiras para os futuros estudantes, além da pintura das salas. Tudo isso até o dia 30 de junho desse ano. Fazendo essas mudanças, o prédio ficará pronto para os cursos”, disse o coordenador, que espera selecionar do município professores e monitores.
A princípio a prefeitura abrirá vagas para quatro cursos e as inscrições terão início a partir de 5 de maio e tudo indica que essas inscrições serão feitas na prefeitura, na Assistência Social. Os outros quatro cursos ficaram para o segundo semestre desse ano, pois precisamos nos adequar com boas salas, boa internet, boa iluminação, além de projetores e móveis. Nós entramos com a estrutura física e equipamentos, e o IFBA-Pronatec, com o corpo docente, os salários dos professores e a ajuda de custo para os alunos, disse o secretário de Educação, Uildo Batista, que já deu início ao processo de adequação das salas.
A secretária Ângela Santana ficou feliz com a chegada desses cursos técnico e falou da importância de qualificar o indivíduo, inserindo novos profissionais no mercado de trabalho. “Além da profissionalização, o aluno receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 10 reais por aula/dia. Isso quer dizer que a cada dia que o aluno comparecer para assitir as aulas, ele receberá, ao final do mês, uma ajuda de custo. A depender do curso, e se tiver aulas aos sábados e o mês tiver cinco semanas, a ajuda poderá chegar a R$ 240 reais por mês”, a disse a secretária.
Para o prefeito Lenildo Santana, uma escola com cursos técnicos é um legado que refletirá no futuro. “Infelizmente não temos uma estrutura física para pleitear um módulo avançado do IFBA aqui para Ibicaraí. O custo é alto e não temos recursos para construir uma unidade. Até tentei o Polo de Confecções na entrada da cidade, mas não foi aceito pela direção do IFBA. Pensei em mais cursos, mas por falta de estrutura física escolhemos oito cursos que caberá no Ressurgi e atenderá bem a nossa cidade”, disse o prefeito.
 Cursos
Serão 8 cursos para Ibicaraí e 4 terão início ainda nesse semestre:
- Auxiliar de Cozinha em Geral;
- Vendedor;
- Auxiliar Administrativo;
- Agente de Alimentação Escolar;
- Cuidador de Idosos;
- Cuidador Infantil;
- Agente de Gestão de Resíduos Sólidos;
- Agricultor Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...