CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Velocidade mínima de internet sobe para 30% da taxa contratada

Até outubro, operadoras eram obrigadas a fornecer ao menos 20%.

Determinação da Anatel endurece regras sobre qualidade de conexão.

Do G1, em São Paulo
47 comentários
A velocidade mínima de acesso à internet banda larga foi elevada de 20% para 30% da taxa contratada a partir desta sexta-feira (1º), segundo determinação da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). A velocidade média mensal de conexão também subiu, de 60% para ao menos 70%. A regra vale para conexões fixas e em dispositivos móveis.
Certificação de qualidade
A Anatel disponibiliza uma ferramenta para checar a sua velocidade de conexão à internet. Clique aqui para usá-la.
Você também pode verificar a que passo anda a sua conexão em dispositivos móveis com aplicativos para iOS e Android. Veja.
Em caso de irregularidade, ligue para o número 1331 ou utilize o serviço de auto-atendimento do site da Anatel aqui.
Até outubro deste ano, as empresas de telecomunicações eram obrigadas a fornecer a cada conexão apenas 20% da velocidade fixada em contrato, tanto para downloads quanto para uploads.
A elevação da velocidade mínima entregue aos consumidores acontece quando as operadoras mal conseguem cumprir as regras atuais. Nas últimas três medições mensais feitas pela Anatel, as empresas Vivo, Tim e Oi não ficaram dentro da meta.
Desde que as regras de  qualidade foram aprovadas pela agência em outubro de 2011, essa é a primeira vez em que há um salto de exigência na prestação do serviço de acesso à internet.
Outro salto de rigor na avaliação da qualidade de conexão será dado em novembro de 2014. Até lá, as operadoras deverão entregar pelo menos 40% da velocidade instantânea contratada e 80% da média mensal.
Uma pesquisa recente elaborada pela GSMA (associação internacional de companhias de telecomunicações) mostra que o preço cobrado pelos pacotes de banda larga no Brasil vêm aumentando. Enquanto isso, no restante da América Latina, a tendência é inversa, e os valores cobrados pelo acesso à internet caíram nos últimos anos.
Ir na contramão do restante da região fez do Brasil o país latino com a banda larga mais cara. Além disso, um levantamento anual da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou o minuto de celular no Brasil como o mais caro do mundo.
As operadoras contestam argumentando que a base de valores considerada pela ONU é superestimada. O banco de preços, porém, é fornecido pelas próprias empresas.
Operadoras terão de aumentar qualidade mínima de acesso à internet
Critérios de qualidadeExigência até outubro de 2013Exigência a partir de novembro de 2013
Velocidade instantânea20% da velocidade máxima contratada30% da velocidade máxima contratada
Velocidade média60% da velocidade máxima contratada70% da velocidade máxima contratada
Latência80 ms (milissegundos) em 85% das medições80 ms em 90% das medições
Jitter50 ms em 80% das medições50 ms em 90% das medições
Perda de pacotesAté 2% de 85% das mediçõesAté 2% de 90% das medições
Disponibilidade99% de 85% das medições99% de 90% das medições
Fonte: Anatel
Outros critérios usados pela Anatel para avaliar a excelência do serviço das operadoras também ficarão mais rigorosos. Veja o que significa cada item:
Velocidade instantânea é a taxa de upload e download apurada no momento da utilização da internet pelo usuário.
Velocidade média é a média das medições de velocidade instantânea analisadas durante o mês.
Latência é tempo que uma informação enviada pela internet leva para ir da casa do usuário ao servidor e retornar.
Jitter é a instabilidade da latência.
Perda de pacotes são as informações na internet que não encontram seu destino ou são descartadas pela rede da operadora devido à baixa qualidade da conexão.
Disponibilidade é o período durante o mês em que o serviço de acesso à internet pelo qual o cliente paga esteve disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...