CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Guia: risco do Vasco é de 45%; Flu, de 44%. Cruzeiro tem 99,8% para o título

Rivais cariocas seguem disputa contra queda. Ponte e Criciúma empatam e têm um ponto precentual de diferença no risco para a Série B. Lusa e Coritiba 'correm por fora'

Por Rio de Janeiro
86os
chances clubes rodada 32 - 690 (Foto: arte esporte)Cálculos das probabilidades são feitos pelo matemático Oswald de Souza (Foto: arte esporte)

O funil da zona de rebaixamento está cada vez mais apertado. Com a vitória do Vasco e a derrota do Fluminense, os rivais cariocas ficaram tecnicamente empatados em riscos de queda para a Segunda Divisão - 45% a 44%, respectivamente. Em condições semelhantes, porém ainda mais perto da degola, estão Criciúma (77%) e Ponte Preta (76%), que empataram neste domingo. Definitiva mesmo é a queda do Náutico. Com apenas 17 pontos, o time de Recife é o primeiro rebaixado do Brasileiro de 2013.
Praticamente definido também está o título do Cruzeiro. Segundo cálculos do matemático Oswald de Souza, o time de Minas Gerais tem 99,8% de chances de ser campeão. No próximo fim de semana, se os cruzeirenses passarem pelo Grêmio, e o Atlético-PR empatar com o São Paulo, em Curitiba, já podem dar a volta olímpica. Aliás, gremistas e paranaenses têm, cada um, 0,1% de chance de título. Ao menos, as possibilidades de alcançar a Libertadores estão cada vez mais próximas: 84% para o Furacão e 80% aos gremistas. Com a derrota para o Goiás, o Botafogo diminuiu suas chances para 68%, enquanto os esmeraldinos chegaram a 50% de possibilidades matemáticas de se classificarem para a competição continental.
Na parte de baixo da tabela, a disputa está mais emocionante. Doze times aparecem com chances de cair. O grupo mais ameaçado contém Criciúma (33 pontos e 77% de chances de rebaixamento), Ponte Preta (34 e 76%), Vasco (36 e 45%), Fluminense (36 e 44%), Bahia (38 e 30%), Portuguesa (39 e 13%) e Coritiba (40 e 10%). Um dado que ilustra bem a situação desses sete clubes é que a distância de Vasco, primeiro clube no Z-4,  para o Coritiba é de apenas quatro pontos.
Dentro do "clube do risco", mas com chances reduzidas de queda, estão Inter (42 e 2%), Corinthians (42 e 2%), Flamengo (44 e 0,5%), Santos (44 e 0,4%) e São Paulo (46 e 0,1%). 
Na corrida contra a queda, o matemático Oswald de Souza calculou que um time com 47 pontos tem 1% de risco de cair. Quem fizer 43 pontos tem que se preocupar muito. O risco de cair é de 72%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BARRO PRETO- Programa Despertar realiza formação com a comunidade de PA Brasil

  FONTE Moura Notícias  Aconteceu nesta quinta-feira dia 11 /04 uma formação com a comunidade da fazenda P A Brasil, com a temática Empreend...