CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Amurc defende a socialização do debate sobre a Região Metropolitana no Sul da Bahia


No seminário dedicado ao debate sobre a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, realizado nesta quarta-feira (13), em Ilhéus, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, Lenildo Santana destacou que a entidade já está intensificando a discussão junto aos prefeitos e reforçou que essa proposta precisa ser ampliada entre os poderes constituídos da sociedade civil.

A criação da Região Metropolitana envolve as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos, com o objetivo de agregar serviços e atrair recursos dos entes federais e estaduais. Nesse contexto, Lenildo sinaliza que esse projeto vai permitir que a região venha atingir rigor econômico e social, atendendo as demandas mais urgentes dos municípios. “Para isso, conclamo os prefeitos a envidar esforços ao longo do processo, para “amadurecer” o projeto e trazer a sociedade para essa discussão”, destacou.

Entre os prefeitos do Território Litoral Sul, o projeto gera uma perspectiva de desenvolvimento para a região, diante das dificuldades financeiras que estão sendo vivenciadas pelos municípios. Para a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso a discussão foi bem pertinente, diante dos investimentos estruturantes que já estão sendo instalados. “A proposta será uma solução para questões em comum da região, a exemplo dos Resíduos Sólidos, e gerará o retorno do desenvolvimento para a nossa região”.

Para as prefeitas de Uruçuca, Fernanda Silva e de Almadina, Alba Gleide, a criação da Região Metropolitana é uma proposta de fundamental importância, pois agrega e proporciona investimentos para os municípios. O projeto prevê o envolvimento em conjunto dos gestores municipais com o objetivo de pensar coletivamente para fortalecer a região. “O prefeito sai da lógica de olhar somente o seu município para pensar dentro do contexto regional”, destaca Fernanda Silva.


No seminário foi criada a Carta do Sul da Bahia: Declaração de Intenções para firmar o compromisso dos gestores e das entidades civis organizadas, de modo que eles possam continuar as ações em favor da criação da Região Metropolitana na região. O evento foi organizado pela Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...