CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Túnel para tráfico de drogas com ventilação e trilhos é achado nos EUA

Passagem na fronteira mexicana é a mais sofisticada encontrada na região.

Caminho subterrâneo ligava Tijuana a San Diego.

Da AP
145 comentários
Um túnel com iluminação, ventilação e sistema elétrico de trilhos construído para o transporte de drogas de Tijuana, no México, para San Diego, nos Estados Unidos, foi descoberto pelas autoridades americanas, tornando-se a passagem secreta mais sofisticada já encontrada na fronteira entre os dois países.
Oito toneladas e meia de maconha e cerca de 150 kg de cocaína foram encontradas no túnel, anunciaram as autoridades nesta quinta-feira (31). Três homens que trabalhavam como motoristas foram indiciados por posse de drogas e intenção de tráfico. As sentenças para o crime variam de 10 anos de detenção à prisão perpétua.
Foto mostra túnel usado para tráfico de drogas entre Tijuana, no México, e San Diego, nos Estados Unidos (Foto: Policía de Imigracão e Aduanas dos Estados Unidos/AP )Foto mostra túnel usado para tráfico de drogas entre Tijuana, no México, e San Diego, nos Estados Unidos (Foto: Policía de Imigracão e Aduanas dos Estados Unidos/AP )

O túnel, que faz um caminho em ziguezague e tem o tamanho de cerca de seis campos de futebol, conecta depósitos em Tijuana e a área industrial de Otay Mesa em San Diego – outro local cheio de depósitos, o que torna mais fácil fazer com que os caminhões de transporte das drogas passe despercebido.
O túnel foi fechado pelas autoridades na noite de quarta-feira (30), antes que as drogas fossem encontradas. Agentes federais estavam monitorando um depósito em San Diego após serem alertados por um informante sobre as operações.
Mais de 75 passagens secretas na fronteira entre México e Estados Unidos foram descobertas desde 2008 – a maior parte delas era destinada ao tráfico de maconha.
Os túneis estão concentrados na fronteira com os estados da Califórnia e Arizona. San Diego é popular devido ao seu solo, fácil de ser escavado.
O túnel encontrado nesta semana é a oitava maior passagem descoberta na cidade desde 2006 – período no qual o cartel Sinaloa solidificou seu controle do tráfico na região. Segundo as autoridades, a passagem encontrada é a primeira a ter como função o tráfico de cocaína na cidade.
O túnel estava localizado a cerca de 10 metros de profundidade e tinha 1,2 metro de altura por 900 metros de largura. As autoridades afirmaram que o caminho em ziguezague sugere que os escavadores mudaram o curso diversas vezes durante a construção.
Agente de controle de fronteiras dos EUA entra em túnel usado para o tráfico de drogas do México para o país (Foto: Policía de Imigracão e Aduanas dos Estados Unidos/AP )Agente de controle de fronteiras dos EUA entra em túnel usado para o tráfico de drogas do México para o país (Foto: Policía de Imigracão e Aduanas dos Estados Unidos/AP )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Governo do Estado entrega vans escolares que vão atender estudantes da zona rural de 54 municípios

    Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia Veículos devem garantir mais mobilidade e segurança para os estudantes   Os...