CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

domingo, 2 de junho de 2013

Sanfona dá o ritmo e tom à primeira orquestra de sanfoneiros de Teresina

Orquestra Sanfônica de Teresina recebeu o nome de “Seu Dominguinhos”.
O nome da orquestra é uma homenagem ao músico Dominguinhos.

Gilcilene Araújo Do G1 PI

A sanforna é o principal instrumento da orquestra “ Seu Domingos” de Teresina. Lançada há uma semana, os sanfoneiros da primeira Orquestra Sanfônica da capital comemoraram a repercussão do grupo formado por 20 sanfoneiros, além dos músicos de apoio que tocam contra-baixo, zabumba, pandeiro e triângulo.

O grupo recebeu o nome de “Seu Dominguinhos” e foi lançado oficialmente na sexta-feira (24), durante a apresentação da programação junina da Prefeitura de Teresina. O nome da orquestra é uma homenagem ao músico Dominguinhos, referência nacional no gênero.
Orquestra de sanfoneiros promete encantar durante as festa juninas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Orquestra de sanfoneiros promete encantar durante as festa juninas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

O grupo tem apresentações agendadas em outros municípios e na capital.  O primeiro espetáculo em outra cidade será no dia 7 de junho em Campo Maior, localizada a 84 km de Teresina.

Segundo o maestro Ivan Silva, os ensaios começaram há cerca de dois meses e foram realizados duas vezes por semana no Palácio da Música. Para ele, uma das dificuldades nos ensaios estava no fato dos sanfoneiros não entenderem teoria  musical.

“Eles já tocam sanfona há muito tempo e o complicado foi organizar a função de cada um, principalmente porque eles não entendem teoria musical, mas no final deu tudo certo. Nós vamos adaptar grandes clássicos ao estilo nordestino”, disse o maestro.
A orquestra conta com músicos de Teresina, Campo Maior e União. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)A orquestra conta com músicos de Teresina, Campo Maior e União. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

A orquestra conta com músicos de Teresina e de algumas cidades do interior, como Campo Maior e União. Além da diversidade de estilos, chama atenção também a variedade de idades. O grupo conta com sanfoneiros jovens, como o pequeno Isac do Acordeon, com apenas 10 anos, mas também tem veterano, como seu Romeu Rodrigues que tem 60 anos e 40 deles foi dedicado a sanfona.
Isac do Acordeon é sanfoneiro mais novo do grupo (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 
Isac do Acordeon é sanfoneiro mais novo do grupo
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“Participar este grupo é um honra e uma grande oportunidade para divulgamos nosso trabalho que estava esquecido. Através da orquestra sânfonica  resgataremos a cultura nordestina”, afirmou o sanfoneiro.
"Estou feliz porque não tinha muitos lugares para eu me apresentar e como a criação da orquestra teremos muitas apresentações", comemora o pequeno Isac do Acordeon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...