Corrida ecológica

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bolsa de Tóquio fecha em baixa de mais de 6%, com valorização do iene

Índice Nikkei encerrou pregão com perdas de 6,35%.
Desempenho está ligado ao temor do possível fim dos estímulos econômicos.

Do G1, em São Paulo

A Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão, encerrou o pregão desta quinta-feira (13) com perdas de mais de 6%, contaminada pela valorização do iene frente ao dólar e ao euro e por temores dos investidores de que o Banco Central japonês (BOJ) colocaria um fim à sua política de estímulo à economia local.

O índice Nikkei 225 perdeu 6,35%, até 12.445,38 pontos, enquanto o índice secundário Topix registrou queda de 4,78%, até 1.044,17 pontos.
O dólar fechou a 94,25 ienes, menos que os 96 yenes de quarta-feira (12). O euro terminou a 125,75 yenes, contra os 128 de quarta. Esses valores afetam negativamente as exportações das empresas japonesas.
Tóquio arrastou os outros mercados asiáticos, que também registraram perdas: Hong Kong (-2,19%), Seul (-1,42%) e Xangai (-2,83%).
A valorização do iene em relação ao dólar e ao euro tem consequências negativas para as exportações das empresas japonesas cotadas na Bolsa. A queda na Bolsa de Nova York também influenciou no mercado japonês, diz a agência AFP.
O impulso da economia japonesa foi contido na terça-feira, quando o Banco do Japão (BoJ, central) anunciou que reduziria a magnitude da política de flexibilização monetária aplicada pelo governo conservador de Shinzo Abe para estimular o crescimento.
Os mercados se perguntam sobre quanto tempo permanecerão as medidas de apoio à economia dos Bancos Centrais, em particular do Federal Reserve americano.
Bolsas europeias
O mercado europeu iniciou o dia em baixa. Logo após a abertura, a Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha, registrava queda de 1,46%. A Bolsa de Londres, na Inglaterra, também indicava prejuízo no começo do pregão, com baixa de 0,53%. A Bolsa de Milão, na Itália, mostrava perda 1,53%, enquanto a Bolsa de Paris, na França, perdia 1,17%. Em Madri, a baixa era de 0,98%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Ano Novo, Congresso

  FONTE The News  Talvez você já esteja na correria desde os primeiros dias de janeiro, mas os nossos parlamentares só voltaram ontem ao tra...