CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Curso de ACCR é dado para funcionários do hospital e Rede Básica de Saúde em Ibicaraí

 
Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | Saúde
 Aconteceu durante todo o dia da última quarta-feira, 30 de julho, nas dependências do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, um curso para os profissionais do Hospital Arlete Maron de Magalhães e Rede Básica de Saúde local com o tema: “Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR)”. O curso foi proferido pelas enfermeiras Lucidalva Lima e Sineide Gonçalves, com parceria da FTC.
Atendendo uma realidade e necessidade do Governo Federal e Estadual a Secretaria da Saúde de Ibicaraí ofereceu esse curso a toda sua equipe, que contou com a presença do secretário de Saúde, Antônio Pinheiro Farias, enfermeiros da Atenção Básica, funcionários da Unidade Hospitalar, Recepção e Vigilantes.
O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) segue as mesmas normas do Ministério da Saúde, Portaria 2048, e se mostra como um instrumento reorganizador dos processos de trabalho na tentativa de melhorar e consolidar o Sistema Único de Saúde. Vai estabelecer mudanças na forma e no resultado do atendimento do usuário do SUS. Será um instrumento de humanização.
Agora todo o paciente que procurar a emergência e unidade básica passará pelo acolhimento com classificação de risco, realizada por um enfermeiro de nível médio. Neste local cada pessoa receberá uma identificação da gravidade por faixa de cor do caso e o respectivo tempo de espera.
 FAIXAS
- Vermelha: Intervenção médica imediata;
- Amarela: Avaliação médica em até 1 hora;
- Verde: Avaliação médica em até 2 horas;
- Azul: Avaliação médica em até 4 horas e se for antes das 20.
 SEGUNDA ETAPA
Vai acontecer no próximo dia 20 de agosto a segunda etapa com o Protocolo do Acolhimento com Classificação de Risco, para que efetivamente a comunidade tenha verdadeiramente um atendimento humanizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

Proposta vai seguir para votação na Comissão de Constituição e Justiça   Fonte Autoesporte.globo.com A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)...