CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

II ACCR do Hospital e Rede Básica de Saúde em Ibicaraí aconteceu na Câmara de Vereadores

 
Texto: Arnold Coelho | Fotos: Raimundo Gomes
 Aconteceu durante todo o dia da última quarta-feira, 20, no prédio da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, nos períodos da manhã e tarde, a segunda capacitação sobre “Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR)”, na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, com os Agentes Comunitários de Saúde e os Técnicos de Enfermagem do município. A primeira capacitação aconteceu no dia 30 de julho desse ano, nas dependências do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães com enfermeiros e recepcionistas. Esse acolhimento acontecerá inicialmente no Hospital Arlete Maron de Magalhães concomitantemente com as unidades de saúde.
O curso foi proferido pelas enfermeiras Lucidalva Lima e Sineide Gonçalves e a organização foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde com a coordenação do HAMM e Atenção Básica. Ao todo as duas capacitações contaram com a presença de 136 participantes.
A enfermeira Lucidalva Lima disse que o objetivo geral dessas capacitações foi garantir a toda clientela da rede, em cumprimento a Lei 8080|90 e 8142|90, além da humanização e melhoria do atendimento nas emergências, o estímulo e a melhoria da formação dos profissionais de saúde. Sineide disse também que é importante classificar, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência e emergência, visando identificar os pacientes que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.
“O acolhimento com classificação de risco é um processo dinâmico de identificação das condições dos usuários que necessitam de tratamento imediato, de acordo com seu potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento. O profissional de saúde deverá ouvir as queixas, medos e expectativas do usuário, humanizando o atendimento e oferecendo solução para o problema apresentado”, disse Sineide Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue; Sudoeste concentra 44% dos casos

  Imagem meramente ilustrativa  SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A Bahia enfrenta um aumento acentuado nos c...