CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Começa vacinação contra Hepatite A em crianças a partir de 1 ano em Ibicaraí


Texto e foto: Ascom Ibicaraí | Saúde
    O Ministério da Saúde através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica/PSE de Ibicaraí implantaram no início do mês de agosto mais uma vacina no calendário da criança. A vacina contra Hepatite A, para crianças a partir de 1 ano até 1 ano 11 meses e 29 dias, e passa a ser incorporada ao calendário, estando disponível em todas as Unidades de Saúde de Ibicaraí.
    A meta do Ministério, através das secretarias locais, é imunizar 95% desse público, o que totaliza no estado da Bahia aproximadamente 210 mil crianças.
    A vacina contra a Hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação.
   A Hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.
    A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.
    A coordenadora local da Vigilância Epidemiológica, Priscilla Araújo,  informa que a vacina já está disponível nos postos de saúde da cidade. Basta comparecer às unidades, munido do cartão de vacinação da criança.
 Ações da Vigilância Epidemiológica
ü 14 de Agosto 2014 - Finalização da Campanha de Hanseníase e Geohelmintíase
ü 20 de Agosto 2014 - Entrega de mapa de TR
ü 30 de Agosto 2014 - Campanha Anti-rábica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...