CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Biblioteca Pública Municipal é exemplo de bons serviços prestados à comunidade florestense

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
 Situada na Avenida Raimundo Silva Cardoso, 286, Floresta Azul, desde 7 de setembro de 2010, a Biblioteca Pública Municipal Professora Dinalva Nunes de Oliveira é um exemplo de bons serviços prestados à educação local. Administrada por Clébia Rosana Santos Matos, que com simplicidade, competência e dedicação coordena uma pequena e eficiente equipe composta por Marli Santos Rocha, Rosivaldo Tomé Santos, Jondson Salustriano Santana, Flaviana Palmeira Cabral e Maria Aparecida Gusmão.
 A biblioteca dispõe de diversos serviços para a população, entre eles, o empréstimo de livros, leitura e pesquisa escolar durante a semana nos períodos matutino, vespertino e noturno. A biblioteca conta ainda com atividades permanentes como o “Cine-Vídeo”, sempre as segundas e quartas-feiras, pela manhã a partir das 9h e a tarde com início às 14h. Existe também a “Hora do Conto Histórias”, que acontece sempre às sextas-feiras, a partir das 15h, com agendamento prévio. Na última sexta-feira, 01, no período da tarde aconteceu mais uma apresentação do “Hora do Conto Histórias” com a presença de 85 crianças entre 6 e 7 anos da rede pública municipal.
A biblioteca conta também com uma Brinquedoteca que funciona de segunda a sexta-feira; “Projeto Reforço Escolar”, que oferece atividades pedagógicas, nos contraturnos, para alunos com dificuldades de aprendizagem e “Palestras Educativas”, cujo tema fica a critério do público.
 Recreio Literário
Na hora do intervalo para o lanche, a equipe da biblioteca oferece aos alunos das unidades escolares João Alves e Dolores Cervino um espaço diferenciado, preparado especialmente para despertar o interesse pela leitura. Com livros de literatura infantil dos mais variados, as crianças se envolvem na magia das histórias. Esse projeto veio para minimizar a agressividade e o bullying, tão presentes nas escolas nos tempos atuais.
 Capacitação do professor
No que tange à prática docente, a biblioteca pública é uma grande aliada do professor. Esse espaço está sendo um suporte para a sua atuação em sala de aula e também para sua formação continuada temática, com o seguinte tema: “Como Contar Histórias? Métodos Envolventes”.
 Rodas de Leitura
A biblioteca trabalha com “Rodas de Leitura”, com ato de ler em sua essência: ler com prazer, ler para entender o escrito, ler para introduzir-se no mundo imaginário e trazê-lo à realidade, numa espécie de descoberta com a verdade. Assim, não se pode negar que a leitura em grupo amplia e ordena nossos conhecimentos.
 A Biblioteca Pública Municipal desempenha um papel fundamental na área da leitura, informações, conhecimento, lazer e cultura, na comunidade em que esta inserida, a cidade Floresta Azul-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...