CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 30 de agosto de 2014

Segunda dose da vacina contra o vírus HPV terá início segunda-feira, 1o de setembro em Ibicaraí


Texto: ASCOM Ibicaraí – Imagem: Internet
 A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, através da Vigilância Epidemiológica, informa que a partir de segunda-feira, 01 de setembro de 2014, estará  iniciando a  segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus HPV.
O  Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), está disponibilizando a 2ª dose da vacina Papilomavírus Humano (HPV) quadrivalente no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de prevenir o Câncer de Colo de Útero. Importante salientar que  as meninas  de 11 a 13 anos  de idade que tomaram a 1ª dose da vacina, deverão procurar as unidades de saúde. As adolescentes deverão apresentar o cartão de vacina.
 A vacina contra HPV distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.
 HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...