CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 5 de dezembro de 2015

SMS de Ibicaraí vai fazer mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti


 Texto: Arnold Coelho – Imagem: Internet
 A prefeitura de Ibicaraí através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica farão uma mobilização na próxima quinta-feira (10), sobre a necessidade e a importância da comunidade na colaboração e o combate ao mosquito Aedes aegypti (mosquito responsável pela Dengue, febre Chikungunya e Zika) que nos meses de calor se prolifera por todo o Brasil e gerou uma epidemia de Dengue no último ano em Ibicaraí.
 De acordo com o secretário de Saúde Pinheiro Farias, a mobilização contará com o apoio dos Agentes de Combate às Endemias (ACES), CRAS, CREAS, CAPS, além de escolas, equipes das unidades básicas de saúde da família e a população geral. “Estamos em um momento delicado e com a triste perspectiva do aumento do número de casos de dengue, Chikungunya e Zika em todo o país. É preciso mobilizar e conscientizar a população local no combate contra o mosquito, pois só assim poderemos vencer essa guerra contra o Aedes aegypti. O melhor remédio é a prevenção e o extermínio do agente condutor da doença”, disse Pinheiro.
 Sintomas da Dengue febre Chikungunya e Zika
 Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito e incluem febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, enjôo, vômitos, tonturas, cansaço extremo, dores intensas nos ossos e articulações (com pequenas diferenças entre as três enfermidades).
 Alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da dengue, (Dengue hemorrágica). Seus sintomas são sangramento pelo nariz, boca e gengivas, dor abdominal forte e contínua, choque, vômitos persistentes, pele fria e pálida, sonolência, confusão mental, dificuldade respiratória e até perda da consciência. É um quadro grave, que pode ser fatal, e, por isso, necessita de atendimento médico imediato.
 Não há tratamento específico para Dengue, febre Chikungunya ou Zika, apenas os que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido, como água, sucos, chás e soros caseiros e manter repouso absoluto. É proibido o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como Aspirina e AAS, pois podem causar hemorragias.
  Veja algumas dicas para se prevenir essas doenças:
 - Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;
- Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;
- Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;
- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- Não deixe pneus expostos com água no interior;
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;
- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;
- Use repelentes à base de DEET em áreas de risco de dengue;
- Coloque telas de proteção nas portas e janelas;
- Use mosquiteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...