CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ibicaraí- Abastecimento de água pode entrar em colapso a qualquer momento



Barragem do Ribeirão do Luxo
Texto e fotos André Luiz Evangelista

Na manhã desta segunda-feira (07), o prefeito Lenildo Santana, acompanhado do diretor do SAAE Sr. José Dias e do Chefe da Divisão Técnica do SAAE William Nogueira, procedeu visitas nas captações do Ribeirão do Luxo e da Serra do Córrego Grande.




E o que pode ser constatado em loco, não foi nada animador, pois a barragem do Ribeirão do Luxo está 0,54cm (cinquenta e quatro centímetros) abaixo do seu nível normal, sendo que, a cada dia que é feito a captação da água, o nível baixa 4cm (quatro centímetros), em apenas seis horas de captação.

Já na serra do córrego Grande, de onde vem a melhor água e por gravidade, o Ribeirão já não corre mais, a água que se pode ainda captar mal dá para alimentar uma rede diária.

Serra do Córrego
A situação só não é mais grave, em virtude, dos investimentos realizados pelo SAAE nos últimos anos, a exemplo, da reforma da adutora do Córrego, limpeza da barragem do Luxo, substituição de registros de distribuição de diversos pontos da cidade, que permitiu melhorar a captação, distribuição e armazenamento de agua bruta na Barragem do Luxo.

O prefeito Lenildo Santana, deverá decretar estado de emergência (calamidade pública) nos próximos dias.


Serra do Córrgo



“É triste e bastante preocupante, o que estamos testemunhando aqui, pois temos grande compromisso com a população, principalmente no que se diz respeito ao abastecimento de água, e, sabemos do comprometimento do nosso diretor José Raimundo Dias, mas dependemos diretamente das chuvas, principalmente nas Serras de onde vem à água do Ribeirão do Luxo, e, também da Serra do Córrego Grande de onde vem a nossa água especial.” Disse o prefeito Lenildo Santana. 

Um comentário:

  1. Infelizmente, algumas pessoas ainda não se conscientizarem do racionamento de água, e ainda lava calçadas, carro de mangueira! As pessoas só vão tomar consciência quando ficar 1 semana a 15 dias sem água.
    Eu faço minha parte, e você faz a sua?

    ResponderExcluir

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...