CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 8 de julho de 2014

Cursos do Pronatec têm início no colégio Eduardo Spínola em Ibicaraí

 
Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes
 Depois de mais de um ano com inúmeras visitas e algumas reuniões com integrantes do Pronatec-IFBA, finalmente aconteceu, na noite ontem, segunda-feira, 07, às 19:00h, no colégio Eduardo Spínola (centro de Ibicaraí), a primeira aula da primeira turma dos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Vendedor e Auxiliar Administrativo, com os integrantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Estiveram presentes ao evento o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana; a secretária de Assistência Social, Ângela Santana; o secretário de Educação, Uildo Batista; o diretor do colégio Eduardo Spínola, José Carlos Andrade Nunes; a diretora de Monitoramento dos Programas de Educação do município, Iaciara Oliveira Dias; a Coordenadora Pedagógica, Marize Alves de Oliveira e Danilo Ribeiro, dando apoio técnico ao Pronatec. Na oportunidade foram convidadas as diretoras do colégio Iêda Barradas, Cristiana Conceição; do colégio Raimundo Cordeiro, Jeane Fraga e do Colégio Municipal de Ibicaraí, Soane França. Estiveram presentes também o Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Diretor de Ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Núcleo Ilhéus), Marcos Antônio de Oliveira; a supervisora Rosilene Vilanova Cavalcante; o Orientador Márcio Abreu do Bom Conselho; Jacqueline Heth Figueiredo de Souza e Fernanda Oliveira Argolo.
A aula inaugural teve início com Ângela Santana lendo uma mensagem para os alunos e falando dessa oportunidade que cada aluno estava tendo e da importância desses cursos técnicos que foram implantados pelo atual governo federal em todo o país.
O secretário de Educação Uildo Batista falou sobre os avanços da educação no Brasil nos últimos 10 anos e da importância dos cursos técnicos que profissionalizam e dão um novo rumo ao indivíduo. Ele lembrou também do esforço e empenho dessa gestão municipal para trazer o Pronatec-IFBA para a cidade de Ibicaraí, que foi contemplada com oito cursos, sendo que quatro têm início agora e os outros quatro iniciarão ainda esse ano.
O prefeito Lenildo Santana pediu que cada aluno aproveite ao máximo esses cursos técnicos e lembrou que, depois de Itabuna e Ilhéus, a cidade de Ibicaraí é a que saiu na frente entre os municípios menores com os cursos do Pronatec no sul da Bahia. Lenildo pediu dedicação e desejou sucesso para todos os presentes e disse ter certeza do sucesso desses cursos em nossa cidade.
O coordenador Marcos Antônio finalizou os discursos lembrando que o Brasil saiu do patamar de 100 escolas técnicas para mais de 600 em apenas 10 anos e que o mercado necessita de profissionais capacitados. Marcos deixou claro que o maior problema na região não é a falta de emprego, e sim, a falta de profissional capacitado. O coordenador lembrou ainda que são 6 milhões de jovens fazendo Pronatec no Brasil e esse número tende a crescer se o programa tiver continuidade para 2015.
Às 19:30 os alunos se dirigiram para suas respectivas salas e tiveram o primeiro contato com os professores que durante três meses darão aulas de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas. Serão 16 professores, divididos nos quatro cursos, com aulas práticas e visitas técnicas aos sábados. Vale lembrar que as aulas no colégio Eduardo Spínola são em caráter provisório até o término da reforma do colégio Lea Galrão (antigo Jairo Carneiro) no bairro Delfino Guedes.
 PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O governo federal investe na fase atual R$ 14 bilhões até o final de 2014. Na quarta-feira, 18, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a segunda etapa do Pronatec, que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. A meta para a primeira etapa era oferecer 8 milhões de matrículas até 2014, e até o momento 7,4 milhões de matrículas foram feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...