sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Prefeitura promove palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A prefeitura de Floresta Azul, através da secretaria municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), realizaram na tarde de quinta-feira, 10, uma palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência. O evento faz parte do conjunto de ações educativas que vêm sendo desenvolvidas pelo núcleo municipal e foi realizado na sede do Cras, localizada na avenida Raimundo Silva Cardoso, entre as 14 e 16 horas, e contou com a presença de vários adolescentes com idades entre 11 e 17 anos.

Estiveram presentes também a coordenadora e fisioterapeuta do Nasf, Maíra Cardoso, juntamente com sua equipe composta da psicóloga Juliana Freitas, do nutricionista Leonardo Simas e do fisioterapeuta Fábio Cardoso, além da coordenadora pedagógica do Programa de Atenção a Melhor Idade (AMI), Roselis Barros e da coordenadora do Cras, Soane Barbosa.
O nutricionista Leonardo Simas iniciou as atividades ministrando a palestra sobre Adolescência, pretensões futuras para os jovens e as prevenções para evitar uma gravidez na adolescência. Em seguida Leonardo aproveitou para tirar dúvidas frequentes sobre a temática e abriu espaço para que os jovens fizessem perguntas.
O fisioterapeuta Fábio Cardoso deu seguimento a palestra explicando que a partir do momento em que se inicia a vida sexual o jovem tem que procurar por acompanhamento médico, não só para aprender como se evita uma gravidez, mas para saber como não adquirir doenças sexualmente transmissíveis. Sem contar que o corpo sofre grandes mudanças com a chegada da idade adulta.
Maíra Cardoso destacou a parceria do Nasf com as UBS e faz questão de ressaltar a importância da relação família/escola para a prevenção de uma gravidez indesejada. “Primeiro é preciso que haja diálogo para que a gravidez não venha acontecer, mas, caso aconteça, é importante que os pais ou responsáveis saibam lidar com a situação. Se o jovem não encontrar apoio na sua casa, ele pode procurar pela escola ou pela sua Unidade Básica de Saúde, que, com certeza, terão profissionais preparados para atendê-lo”, declarou Maíra.
Além das palestras com os profissionais do Nasf foram repassadas orientações importantes acerca do tema abordado, exposições de vídeos explicativos, distribuição de folhetos, atividades de descontração e lanche para todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BARRO PRETO: Prefeito Juraci da Saúde tem Contas de 2021 aprovadas pelo TCM.

  ASCOM Barro Preto  Hoje é um dia de muita felicidade não só para minha pessoa como gestor, mas para todo o município de Barro Preto.  Rece...