CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Secretaria de Agricultura entrega sementes para a agricultura familiar em Ibicaraí

 


Texto: Arnold Coelho – Foto: Ascom

Aconteceu sexta-feira (25), às 9 horas, na Câmara de Vereadores, uma reunião entre agricultores familiares e a Secretaria de Agricultura de Ibicaraí, para a entrega de sementes do Programa de Distribuição de Sementes (Safra Inverno 2014 - do Governo Estadual). Esse Programa beneficia diretamente os territórios de identidade Litoral Norte, Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo, Litoral Sul e Extremo Sul.

O Governo do Estado da Bahia e a Secretaria da Agricultura, (Seagri), com a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), disponibilizaram para a Secretaria de Agricultura de Ibicaraí, uma tonelada de sementes (500 quilos de feijão e 500 de milho), para serem distribuídos aos agricultores familiares, em toda zona rural de Ibicaraí.

A reunião contou com a presença de representantes de  associações agrícolas, sindicatos, EBDA (Bernadino Rocha); Ceplac (Dr. Jailton Dias); além de Carlos Durval Fraga, secretário de Agricultura; Pinheiro Farias, secretário de Saúde; Uildo Batista, secretário de Educação; Lula Sampaio, secretário de Cultura; os vereadores Osaná Crisóstomo, Valtaíre Moreira, Alam Rogério e Klaus Farias; empresários e sociedade civil organizada, além do diretor de Esportes, radialista e mestre de cerimônia Josevan Dias. Na oportunidade foram discutidos diversos assuntos sobre o futuro da agricultura familiar em Ibicaraí.

O secretário de Agricultura da prefeitura de Ibicaraí, Carlos Durval Fraga (Kakalo), explica que a ação foi dividida em duas etapas, distribuindo primeiro o milho nas comunidades rurais, para não perder o prazo do plantio. A segunda etapa aconteceu com a entrega do feijão, feita na Câmara de Vereadores. Na oportunidade o secretário cobrou a aceleração do processo de criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Lembrou aos pequenos agricultores locais da importância das associações agrícolas e disse que solicitou mais 300 quilos de sementes. “Solicitei mais 300 quilos. A demanda foi grande e faltou sementes. Precisamos dar uma resposta positiva para que no próximo ano o Programa nos mande mais sementes, pois eles trabalham em cima de resultados”, disse o secretário.

 “O Governo do Estado está pedindo para cada agricultor que doe até o final do ano um quilo do produto plantado e colhido, que servirá como estoque para o ano seguinte. Precisamos mostrar resultados e participar mais ativamente do processo de plantio no campo. Só conseguiremos mais sementes com o aumento da produção e o cadastro de novas famílias que moram na zona rural”, disse Bernadino Rocha, Gerente Regional da EBDA de Ibicaraí.

“Precisamos dar sentido coletivo ao homem do campo. A Ceplac tem tentado ajudar com o apoio técnico. Vai acontecer na região do Jacarandá, nos dias 13 e 14 de maio, um curso de compostagem. São 20 vagas. Basta passar no escritório local da Ceplac e se inscrever. Estamos fazendo uma excursão com 30 agricultores para Teolândia, onde faremos um intercâmbio de conhecimento. Lá, eles estão mesclando o plantio de cacau, banana e seringa na mesma área. Estamos conseguindo 30 mil mudas de cacau para nossa cidade”, disse Dr. Jailton Dias.

O secretário de Educação de Ibicaraí, Uildo Batista, representou o prefeito Lenildo Santana e lembrou de suas origens: “Sou homem do campo. Iniciei minha vida como Técnico Agrícola (Emarc de Itapetinga) e sei dos anseios do pequeno agricultor. Sei que falta muito, mas posso garantir que muito foi feito nesses últimos dez anos pela agricultura no Brasil. O governo do PT tem dado muita atenção para esse segmento, com investimentos, equipamentos e aparelhamento das patrulhas mecânicas. Basta olhar na facilidade que hoje o homem do campo tem com as linhas de crédito, sem falar do PRONAF, PAA, PNAE, Luz Para Todos, PNHR, entre outros”, disse Uildo.

O vereador Osaná Crisóstomo salientou a importância de implantar a infraestrutura básica no campo, aumentando assim a produtividade agrícola. O vereador lembrou que é importante que volte o mais rápido possível o crédito para o pequeno agricultor e lembrou que a Embrapa vai disponibilizar 60 mil mudas de banana para o pequeno agricultor da região.

O Dr. Valdivan Barros dos Santos representou o Sindicato Patronal de Ibicaraí e falou do trabalho de aproximação do sindicato com o homem do campo. Valdivan lembrou que é preciso a união do meio rural e que a presença de sindicatos, associações e cooperativas só colaboram para organização e manutenção do homem do campo, no campo.

O agricultor Arnaldo Farias, da região dos Quatro Porcos, pediu mais agilidade nas ações voltadas para o campo e uma atenção maior para sua região, que sofre com a falta de atenção do poder público e dos órgãos competentes. “Precisamos de melhorias na nossa estrada para que o transporte escolar pegue nossas crianças. Precisamos também que o Luz Para Todos chegue a nossa região. Sei que existe boa vontade, mas estamos precisando de mais atenção naquela região”, disse Arnaldo Farias.
Durante o evento foi servido um delicioso café da manhã, com produtos da agricultura familiar, e ao final da reunião foi feita a entrega do feijão aos agricultores e representantes das associações presentes, que saíram satisfeitos com o que viram e ouviram.


Programa ‘Semeando’

O objetivo da distribuição é disponibilizar insumos produtivos à agricultura familiar (sementes) nas safras de inverno até que este ciclo se torne autossustentável. A distribuição faz parte do programa ‘Semeando’, que consiste de ações articuladas para aumentar a produção e a produtividade das propriedades rurais, resultando em ampliação da renda, além de segurança alimentar e nutricional das famílias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...