CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Ibicaraí de 12 a 30 de abril


TextoArnold Coelho – Foto: Antonio Lima
 O Governo do Estado da Bahia e a Secretaria da Saúde do Estado disponibilizou uma unidade móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama (o veículo vem equipado com dois modernos mamógrafos) para o município de Ibicaraí. O caminhão chegará à cidade no próximo dia 07 e ficará na Praça Henrique Sampaio, onde atenderá do dia 08 até o dia 22 desse mês, das 7 às 12 e das 14 às 17. O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama-Estratégia Itinerante - Fase l, pretende atender em média 140 mulheres todos os dias, totalizando 1.680 mamografias em mulheres com idades entre 50 a 69 anos em Ibicaraí.
A diretora de Projetos Estratégicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Cláudia Rodrigues Almeida, disse (via fax) que vai disponibilizar uma equipe técnica durante os 12 dias em que o programa estiver Ibicaraí, dando apoio técnico à equipe da Secretaria de Saúde local.
O secretário de Saúde, Pinheiro Farias, falou da importância do programa em Ibicaraí: “Estou desde novembro correndo atrás desse Programa. Estive essa semana em Salvador com duas enfermeiras acertando os últimos detalhes e definindo o melhor local para colocar esse caminhão. Iremos atender na Praça Henrique Sampaio, de segunda a sábado, pela manhã e pela tarde. Nossos agentes de saúde estão procurando e orientando cada mulher nessa faixa etária e avisando o respectivo dia de atendimento. A mulher poderá saber o dia de atendimento através do posto de saúde da sua localidade. Quem perder a data será atendido no último dia”, disse Pinheiro Farias.
 “Essa ação é mais uma prova do quanto os governos estadual e federal estão comprometidos com a saúde pública da Bahia e de Ibicaraí. Serão em torno de 1.680 exames feitos de forma gratuita, com modernos equipamentos que irão diagnosticar o paciente, que em caso de qualquer constatação no exame, terá a orientação e acompanhamento da Secretaria de Saúde do município. Revitalizar e modernizar a saúde do nosso município é um compromisso. Estamos ampliando, reformando e construindo postos em Ibicaraí. Deixaremos um legado de sete postos construídos, três reformados e um ampliado em Ibicaraí”, disse o prefeito Lenildo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...