CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Grupo aluga van e oferece transporte gratuito por um dia na Zona Sul de SP

Ação foi organizada pelo Movimento Luta do Transporte no Extremo Sul.

Na sexta (11), veículo percorrerá pontos na região de Mambu e Marsilac.

Lívia Machado
Do G1 São Paulo

Evento criado pelo grupo no Facebook  (Foto: Reprodução Facebook)
Evento criado pelo grupo no Facebook
(Foto: Reprodução Facebook)
O grupo Luta do Transporte no Extremo Sul oferecerá, durante a manhã e tarde desta sexta-feira (11), transporte gratuito aos moradores da região de Mambu e Marsilac, na Zona Sul deSão Paulo. A divulgação está sendo feita nos bairros, e em um evento criado no Facebook. 
A ação, apoiada pelo Movimento Passe Livre (MPL), é uma forma de protestar contra a falta de transporte público na região. Os moradores pleiteiam a criação de duas linhas – uma que atenda de Mambu à Marsilac, e outra que contemple da Ponte Alta à Embura.
“Aqui ainda é São Paulo, capital, e as pessoas precisam andar 14 quilômetros a pé para conseguir ter acesso a um posto de saúde, uma escola, ou poder pegar um ônibus e ir ao trabalho”, assevera Luís Vieira, líder comunitário, e estudante de enfermagem. Ele garante que quando sua moto não está funcionando, a única saída para conseguir chegar à faculdade é caminhando nove quilômetros.
A Linha Popular criada pelo grupo percorrerá, nos horários 5h30, 7h e 8h30, a Estrada do Mambu, próximo à Estrada do Paiol Velho, passará pela Estrada da Ponte Alta e seguirá pela Estrada da Ponte Seca, até o ponto onde é possível utilizar a linha de ônibus 6L01 – que vai de Marsilac para o Terminal Varginha. À tarde, o trajeto será feito às 17h30, 19h e 20h30.
Os organizadores estarão munidos de um mega-fone para convidar os moradores a entrar na van. Eles desejam dar carona aos pais que devem ir, na manhã de sexta, à reunião na Escola Estadual Professora Regina Miranda de Carvalho, em Marsilac. "Soubemos da reunião de pais e vamos tentar pegar dar carona para eles", conta Ernani Lopes Abrão, morador do Marsilac e membro do movimento.
Depois, por volta das 9h, o grupo deve se reunir com outros movimentos em frente à Unidade Básica de Saúde Dom Luciano Bergamim. Com quase um ano de existência, o Luta do Transporte no Extremo Sul nasceu influenciado pelos protestos de junho de 2013, recorda Ernani. Há um mês, reunidos em assembleia, eles tiveram a ideia de criar um dia de Linha Popular para provar que é possível oferecer transporte público na região.
Para bancar a ação, organizaram um bingo no último sábado (5), no salão de uma igreja da região da Ponte Seca, e rifaram diversos donativos que ganharam para conseguir financiar o aluguel de uma van. Com a venda de cartelas do bingo, eles conquistaram R$ 196. O restante do valor (a van custou R$600) foi completado com ajuda de outros movimentos sociais e colaboração de moradores.
“As pessoas doaram brinquedos, jogo de prato, cestas básicas, pano de prato, liquidificador, tudo doado pela comunidade. Um bar deu refrigerantes para o evento. Um foi ajudando o outro da forma que podia. Uma banda de rock chamada Sem Nome, de Marsilac, também veio para tocar. Foi um momento de arrecadar a grana e politizar a questão. As pessoas estão cansadas de andar a pé, esperar pelos políticos”, comenta Ernan
i

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue; Sudoeste concentra 44% dos casos

  Imagem meramente ilustrativa  SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO A Bahia enfrenta um aumento acentuado nos c...