CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

domingo, 22 de dezembro de 2013

Secretaria de Saúde e NASF promovem “Saúde na Rua” em Floresta Azul

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

Com o intuito de promover melhor qualidade de vida e bem estar aos seus munícipes, a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizaram na manhã de sexta-feira, 20, na praça central (Jardim Encantado) o “Saúde na Rua”. A ação foi coordenada pela secretária de Saúde, Domilene Borges, que contou com a presença da fisioterapeuta Aurilecy Maíra; do fisioterapeuta do NASF, Fábio Cardoso; da fisioterapeuta Juliana Freitas e do educador físico Elckson Alves; Além dos médicos Dr. Carlos Gustavo Cavalcante, que atendeu na barraca “Saúde do Homem” e da médica cubana Dra. Nídia Barrera Escalona, do Programas Mais Médicos, do Governo Federal, que atendeu a mulheres e crianças.

Na oportunidade, foram montados estandes de Orientação Nutricional; Aferição de PA e Glicemia (com mais de 100 exames rápidos); 10 Minutos contra a Dengue (distribuição de panfletos informativos); Saúde Bucal (com distribuição de 60 kits de saúde bucal); Sífilis, Hepatite B e C (exames); Saúde da Mulher (exames e atendimentos médico); Hiperdia; Assistência Farmacêutica (com distribuição de remédios). Durante a manhã de sexta-feira, mais de 300 pessoas do centro, bairro e zona rural passaram pelo local e foram atendidos.

A secretária de Saúde, Domilene Borges, achou positiva a ação e salientou da importância de prevenir como forma de melhorar a saúde dos munícipes. “Nós estamos levando a prevenção ao cidadão, que muitas vezes não quer ir até o posto ou esquece de fazer os exames periódicos. A Secretaria da Saúde tem feito essas ações, tanto na cidade quanto na zona rural e distritos”, disse a secretária.

A prefeita Dra. Sandra Cardoso tem acompanhado de perto todas as ações feita pela Secretaria de Saúde e tem gostado dos resultados. “Essas ações são constantes em nossa cidade. É a melhor forma de aproximar o indivíduo do médico e prevenir um problema futuro. Sou médica, tenho a saúde como uma das minhas prioridades”, disse a prefeita.

A moradora da Fazenda Santa Inês, nos 21 de Floresta, Laiane  Santos Silva, gostou muito da ação na praça e elogiou a presença da médica cubana morando na cidade. “É bom saber que teremos uma médica morando aqui em Floresta, nos atendendo durante a semana. Gostei muito do atendimento dela”, disse Laiane.

A moradora da rua Bela Vista, Odete Teixeira de Santana, acha importante ações desse tipo. “Nem sempre temos tempo e dinheiro para procurar um médico e fazer exames de rotina. Muito boa a iniciativa”, disse dona Odete.

O casal Núria Souza de Jesus e Dionísio Correia disseram que não perdem uma ação da saúde. “É muito importante cuidar da saúde. Já fomos no Outubro Rosa e no Novembro Azul e agora o Saúde na Rua. É melhor prevenir que remediar”, disseram Núria e Dionísio.

Maria Sônia de Almeida veio na Feira de Saúde para conhecer a doutora cubana. “Muito educada a doutora. Fico feliz em saber que teremos médico todo dia no posto Eduardo Bizarria Mamede. É sempre bom ter orientação médica”, disse Dona Maria.

Médica Cubana

A médica Dra. Nídia Barrera Escalona, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já está residindo em Floresta Azul e trabalhando na Unidade de Saúde da Família, (USF) Eduardo Bizarria Mamede. Com sólida formação profissional em Cuba, Nídia cumprirá uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, atendendo dois turnos durante cinco dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...