EM CASA

EM CASA

DAHIANA DIVULGAÇÃO

DAHIANA DIVULGAÇÃO

ADAUTO NASCIMENTO

ADAUTO NASCIMENTO

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Caminhão com carga radioativa perigosa é roubado no México

Informação é da agência nuclear da ONU.

Veiculo foi roubado em Tepojaco, perto da Cidade do México.

Do G1, em São Paulo

Um caminhão com uma carga radioativa perigosa destinada a "fins médicos" foi roubado no México, informou nesta quarta-feira (4) a agência nuclear da ONU. O veículo foi levado de Tepojaco, perto da Cidade do México.
A Comissão Nacional de Segurança Nuclear (CNSNS) afirmou que o caminhão, que estava transportando uma fonte de cobalto-60 para teleterapia de um hospital de Tijuana para um centro de resíduos radioativos.
"No momento em que o caminhão foi roubado, a carga estava devidamente protegida. Apesar disso, o conteúdo pode ser extremamente perigoso para uma pessoa se a proteção for retirada ou se estiver danificada", informou a agência da ONU.
Além disso, o organismo internacional acrescenta que as autoridades mexicanas estão realizando uma busca pelo caminhão e emitiram um comunicado de imprensa para alertar os cidadãos.
A AIEA informou que ofereceu seu apoio ao México para prestar assistência no caso.
O material não pode ser utilizado em uma arma convencional, mas em teoria pode ser empregado nas chamadas 'bombas sujas', artefatos explosivos que propagam material radioativo sobre uma ampla extensão.
Os especialistas alertam há tempos sobre os riscos de armazenar grandes quantidades deste tipo de materiais em hospitais e outros centros de todo o mundo sob medidas de segurança insuficientes
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...