CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Macaco cuida e até separa briga de porcos em fazenda, diz agropecuarista

Animal vive com grupo há mais de um ano, em Mineiros, GO; veja fotos.
Veterinário acredita que bicho 'adotou' porcos após ser expulso de bando.

Renato Brandão Internauta, Mineiros, GO

Macaco guia porcos em fazenda de Mineiros, GO (Foto: Renato Brandão/ VC no G1)Macaco guia porcos em fazenda de Mineiros (Foto: Renato Brandão/ VC no G1)
O agropecuarista Renato Fontoura Brandão, de 46 anos, registrou a integração entre um macaco-prego e seus porcos, na fazenda dele, próximo a Mineiros, no sudoeste goiano. De acordo com o internauta, há mais de um ano o animal silvestre fica no chiqueiro. "Nunca imaginei. A gente ficou surpreso quando viu", ressaltou.

Batizado de "Chicão", o macaco não se alimenta da comida dos porcos. Primeiro, segundo Renato Brandão, ele ficou na cerca observando os 30 animais, só depois começou a se aproximar da manada. O agropecuarista explicou que é como se ele "tomasse conta" dos bichos. "O macaco fica em cima dos porcos. Quando eles começam a brigar, ele pula e separa a briga", conta.
Nota da Redação: O veterinário Clayton de Andrade afirmou ao G1 que macacos-prego são "muito inteligentes e interagem bastante". Além disso, eles têm comportamento de grupo, o que explicaria a relação com os porcos.
O especialista acredita que "Chicão" tenha sido expulso do bando que pertencia. Segundo o veterinário, isso acontece quando aumenta muito a população do grupo ou se há muitos machos, pois alguns têm de sair e formar os próprios bandos. "Pode ter acontecido de ele ter adotado os porcos como grupo dele", reforçou. A aproximação também poderia ter ocorrido se o macaco fosse criado por outra pessoa.

Macaco cuida da manada no chiqueiro, em Mineiros, Goiás (Foto: Renato Brandão/ Arquivo Pessoal)Macaco cuida dos animais em chiqueiro (Foto: Renato Brandão/ VC no G1)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...