CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aproveite o Dia dos Pais para degustar uma boa cerveja juntos

Sommeliers listam os três estilos mais famosos de cerveja.
Aprenda escolher a melhor para cada prato ou refeição.

Do G1, em São Paulo

A melhor parte do Dia dos Pais é passar momentos agradáveis em família. O almoço, jantar, ou happy hour, para os pais modernos, podem ficar ainda mais gostosos se, além dos filhos, a conversa for acompanhada de uma cerveja premium.
O G1 conversou com três especialistas nessa bebida, que a cada dia conquista mais fãs. Ronaldo Rossi, proprietário da loja Cervejoteca; Fabiano Bellucci, do bar e restaurante FrangÓ; e Rodrigo Lemos, autor do blog especializado Beer Architecture, são sommeliers de cerveja e dão ótimas dicas.
Cervejas premium podem ser apreciadas com diferentes tipos de prato (Foto: Ana Paula Okumura/G1)Cervejas premium podem ser apreciadas com diferentes tipos de prato (Foto: Ana Paula Okumura/G1)
Aprenda um pouco sobre os principais estilos de cerveja e as ocasiões e pratos que mais combinam com as preferidas por você e seu pai.
Pilsen
A cerveja Pilsner, popular no Brasil como Pilsen, é a mais conhecida e vendida do mundo, de acordo com o sommelier Fabiano Bellucci. Apesar disso, ele conta que uma Pilsen original pouco tem a ver com aquelas encontradas em supermercados comuns, com sabor mais marcante.

Ronaldo Rossi define essa cerveja como “coringa”. “Dificilmente destoa de algum prato e vai bem em situações descontraídas, combina com o jeito do brasileiro”, diz o sommelier.
Rossi, que também é chef de cozinha, explica que a Pilsen, ótima pedida para um almoço especial em família, tem baixa carga sensorial, por isso o sabor não interfere em pratos intensos, como feijoada ou quitutes baianos.
Para churrascos, a dica para pai e filhos é a Bohemian Pilsner, versão com amargor mais intenso que harmoniza bem com a gordura da carne.
Weiss
Cerveja alemã feita de trigo, a Weiss é leve, refrescante e com baixo teor alcoólico.
Rodrigo Lemos indica que pai e filhos apreciem a cerveja durante um jantar, já que este estilo harmoniza com pratos não muito pesados ou gordurosos, como frutos do mar, peixes, frango, saladas e comida japonesa.
Os sommeliers explicam que a Weiss pode apresentar sabor de cravo ou banana. Os diferentes sabores aparecem de acordo com a fermentação que acontece na garrafa.
Uma dica importante: cada um deve ter a sua garrafa, apesar de a ideia ser pai e filho consumirem juntos. “A garrafa deve ser servida inteira em um copo, porque o sedimento da levedura, no fundo, é o responsável pela riqueza de sabor e aroma da Weiss”, explica Rossi.
Aprenda a adequar a cerveja preferida por você e seu pai às refeições (Foto: Ana Paula Okumura/G1)Aprenda a adequar a cerveja preferida por você e seu pai às refeições (Foto: Ana Paula Okumura/G1)
Bock
Bellucci explica que a Bock tem teor alcoólico que varia entre 6% e 8%, alto em relação às demais cervejas. “Também é uma cerveja mais encorpada, por isso é bastante consumida no inverno”, afirma o especialista.
É uma boa cerveja para um happy hour entre pai e filho, um momento de conversa descontraída que pode ser acompanhado por petiscos com sabor marcante, como queijos provolone, parmesão, ou cheddar, e embutidos, como presunto e salsicha.
Outra boa combinação para a Bock são as carnes. “O alto teor alcoólico dá conta da gordura da carne. A Bock tem um aroma caramelizado que combina muito bem com o sabor do grelhado", comenta Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...