CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 19 de junho de 2012

É preciso reaproveitar o que a natureza nos dá, diz jovem premiado

Estudante de Engenharia Industrial do PR desenvolveu projeto sustentável.
Ideia foi premiada em concurso nacional e ele quer investir no 'verde'.

Ariane Ducati Do G1 PR

Cansado de respirar poluição, o estudante de Engenharia Industrial Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Marcos Sérgio Pacheco dos Santos Júnior elaborou um projeto inovador de abastecimento elétrico móvel de veículos.
“Se a gente parar pra pensar quanto de poluição respiramos no dia a dia andando por aí, o projeto já se torna viável. Porque a gente vai tirar o escapamento do veículo à combustão e por em um veículo elétrico”, comenta.

A série 'Protagonistas do Verde' conta com três reportagens e cada uma delas apresenta um personagem que desempenha uma atividade sustentável, ligada a preservação do meio ambiente e preocupada com o futuro da planeta, temas discutidos na Rio+20.
série 'protagonistas do verde'
A ideia do universitário curitibano de 22 anos foi premiada em segundo lugar entre 380 inscrições em um concurso de uma empresa multinacional de engenharia elétrica e eletrônica que selecionou projetos sustentáveis que se enquadrassem na questão: "Que soluções para a Copa do Mundo no Brasil podem ser respostas sustentáveis para o planeta?".

Sem previsão para ser colocado em prática, o projeto de Marcos vislumbra um veículo elétrico adaptado que ao passar por uma via também adaptada é recarregado através do fluxo de energia.
“Então, você não precisa parar para carregar, você carrega o veículo enquanto anda”, explica.
Marcos recendo durante premiado do projeto sustentável que desenvolveu (Foto: DIVulgação/Siemens) 
Marcos durante premiação, em abril deste ano, do
projeto sustentável que desenvolveu
(Foto: DIVulgação/Siemens)
Além desta, ele ainda enumera outras vantagens.
“Você pode ter uma autonomia bem maior, pode andar muito mais sem parar pra carregar. E a bateria pode ser reduzida, já que é a parte mais cara de um veículo elétrico”, complementa.
Segundo o projeto, a  cobrança da energia gasta seria detalhada em uma fatura mensal, como uma conta de luz.

Focando os benefícios para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, Marcos expõe que o novo sistema diminuiria a emissão de gás carbônico, que gera o efeito estufa, e aponta uma melhora considerável na qualidade de vida.
“Como no Brasil a gente tem fonte de energia com base hidrelétrica podemos fazer com que essa energia vá para a rua e abasteça o veículo em vez de utilizar combustível fóssil”, conta.
[No futuro] me vejo tentando por em prática alguma ideia sustentável, que vai gerar algum benefício para a sociedade e pro meio ambiente"
Marcos Sérgio Pacheco dos Santos Júnior, universitário
Para o jovem que cursa o último ano da universidade, pensar em propostas sustentáveis é uma responsabilidade cidadã.
“Não podemos só gastar o que a natureza dá pra gente, mas a gente tem que, também, saber aproveitá-la de uma forma que não seja tão prejudicial”.

Marcos prova que enxergar o futuro através de propostas verdes ainda faz a diferença 20 anos depois do primeiro encontro mundial a discutir da sustentabilidade do planeta, a Eco 92.
“Dentro do possível, em um futuro próximo me vejo tentando por em prática alguma ideia sustentável, que vai gerar algum benefício para a sociedade e pro meio ambiente”, vislumbra o universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...