CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ibicaraí promove o “Julho Amarelo”


ASCOM Ibicaraí

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Ibicaraí, através de sua equipe de Vigilância Epidemiológica, promoveu ontem, terça-feira, 31 de julho, na Unidade Básica de Saúde Dr. Oséas Peixoto, (antigo SESP), no centro da cidade, a Campanha do “Julho Amarelo”.

Durante toda manhã, a equipe de Vigilância Epidemiológica, que se encontrava naquela Unidade Básica de Saúde, efetuou dezenas de testes rápidos em diversas pessoas da comunidade, sendo que, os diagnósticos com o resultado desses testes, eram entregues logo em seguida. A participação maciça da população, superou as expectativas e fora bastante elogiada pela equipe de Vigilância Epidemiológica. 

O objetivo maior dessa campanha, conforme informações da enfermeira Kérita Quércia da Vigilância Epidemiológica, é conscientizar a população sobre os riscos das hepatites virais, prevenção e diagnóstico precoce.
O “Julho Amarelo” instituído pelo Ministério da Saúde (MS)  tem como finalidade específica a prevenção e controle das hepatites virais e foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais, como o mês de intensificação de lutas e prevenção à doença. O dia 28 de Julho é considerado como o dia Mundial de Combate as Hepatites Virais. Estima-se que mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo tenham contraído essa doença e que mais de 400 mil morram todos os anos no mundo inteiro, vítimas dessa doença, principalmente da hepatite “C”, que causa cirrose e o Câncer de fígado.
Os principais meios de transmissão dessa infecção são os seguintes:
Transfusão de sangue; Uso de Drogas injetáveis; Acunputura; Piercings; Tatuagens; Relações Sexuais sem proteção; Procedimentos que envolvam Sangue; Manicure; Pedicure; Tesouras; Lâminas de barbear, entre outros. Todos esses instrumentos precisam ser esterilizados.

A Equipe de Vigilância Sanitária local é composta dos seguintes membros:
Coordenador – Demétrio Félix
Enfermeiras – Kérita Quércia e Suely Oliveira
Técnicas de Enfermagem – Clemildes Souza e Rosimary Moreira.

Durante essa campanha, a equipe de Vigilância Epidemiológica contou ainda com o apoio das Equipes de Atenção Básica e Agentes Comunitários de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...