CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Prefeitura, IFBA e Funasa fazem Conferência Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ibicaraí

 

ASCOM Ibicaraí

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, 24, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, a Conferência Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Ibicaraí. A ação finaliza a primeira etapa da elaboração do PMSB, que teve início com uma reunião na segunda-feira para criação dos comitês (Executivo e Coordenação) e uma oficina com os membros dos comitês nos dias 21 e 22 de agosto (terça e quarta-feira) e a mobilização de entidade de classes, sociedade civil organizada e integrantes de assentamentos e moradores da zona rural durante a semana.
A Conferência teve início às 8:30min com a formação da mesa que foi composta pelo prefeito Lula Brandão, a vice-prefeita, Adriana Assis, o Engenheiro Sanitarista e Analista de Infraestrutura da FUNASA, Theodulo Almeida e o Engenheiro Ambiental e Professor do IFBA, Jálvaro Santana da Hora.
o Engenheiro Sanitarista e Analista de Infraestrutura da FUNASA, Theodulo Almeida, falou um pouco do PMSB e do papel da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que inicialmente investirá cerca de 6 milhões de reais em 50 municípios baianos para elaboração desse plano. Theodulo deixou claro que em dezembro de 2019 esse plano deverá está pronto e aprovado, pois sem ele será muito difícil o município conseguir qualquer tipo de investimento para o saneamento básico.
O Engenheiro Ambiental Jálvaro Santana explicou para o público presente como funcionará o processo de elaboração e construção do PMSB em Ibicaraí. Na sequência a vice-prefeita Adriana Assis agradeceu a presença de todos e lembrou que não poderia ficar de fora de ação tão importante para o município. “Fico feliz em fazer parte da administração União e Trabalho e saber que essa administração está dando esse passo tão importante para a nossa cidade”, disse Adriana.
Na sequência o mestre de cerimônia Lucas Cardoso passou a palavra ao prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, que iniciou agradecendo a todos os presentes, a FUNASA, que colocou Ibicaraí entre os 50 municípios contemplados com o plano, e ao IFBA, que disponibilizou técnicos para a elaboração do mesmo. “Sei da importância do saneamento básico para um município e a prova disso é que assim que assumi eu coloquei na minha equipe um Biólogo (Saulo Araújo), que está com a equipe de Meio Ambiente elaborando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, plano esse que está bastante adiantado. Minha administração não medirá esforços para colaborar em todo o processo de elaboração desse plano e com a fé em Nosso Bom Deus, em dezembro de 2019 esse plano estará pronto e aprovado”, disse Brandão.
O Engenheiro Civil do IFBA, Lucas Machado, mostrou toda a metodologia que está sendo aplicada para a elaboração do Plano em Ibicaraí. Lucas explicou que a Conferência fecha o primeiro ciclo e que acontecerão outras ações até o final de 2019, quando o plano será concluído e aprovado. O Subprocurador Municipal e integrante do Comitê de Coordenação, Lameque Pascoal, falou da importância do plano e o que é necessário fazer para que tudo dê certo. Na sequência Roberto Sena de Carvalho, Coordenador do Comitê Executivo, explicou tudo o que aconteceu durante a semana e pediu a colaboração e dedicação de todos.
“O plano municipal de saneamento básico é essencial para o município no pleito por recursos. Em outras palavras, sem esse plano aprovado, Ibicaraí não estará elegível à solicitação de recurso e todos os munícipes perdem com isso. É por isso que enfatizamos a importância da participação da sociedade como um todo, não centralizando a responsabilidade ao gestor municipal. Tanto é verdade que os comitês são compostos por pessoas de segmentos distintos, como, por exemplo, administrativo, legislativo, sociedade civil, sobretudo associações em geral. Afinal de contas, o controle social dessas ações desenvolvidas está sob a responsabilidade de todos, não apenas do gestor municipal ou dos componentes dos comitês”, disse Roberto.
Na parte final da conferência foi servido um café da manhã para todos e em seguida foi aberto o debate entre os presentes, que fizeram perguntas, questionaram e deram opiniões sobre a elaboração do Plano.

PMSB
O Plano Municipal de Saneamento Básico em Ibicaraí - PMSB, está sendo elaborado em 50 dos 417 municípios baianos e Ibicaraí foi uma das cidades contempladas. O plano está sendo feito peIo Instituto Federal da Bahia (IFBA), através do Programa IFBA Saneando a Bahia (PISA) e conta com o suporte técnico e financeiro da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...