CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ibicaraí: Mutirão da Saúde na Vila Felicidade

Texto By Arnold Coelho 
   Aconteceu na manhã de hoje (1o), no bairro Vila Felicidade (atrás da Fábrica de Chocolate), o Mutirão da Saúde. Essa ação é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, através da Secretaria de Saúde e visa atender aos moradores desse bairro, que completou hoje 1 ano de existência. Estiveram presentes ao Mutirão os vereadores Osaná Crisóstomo e Flávio Ramos, que aproveitaram para realizar os exames de rotina.

   O Mutirão da Saúde teve a coordenação geral do Secretário de Saúde Pinheiro Farias e do Coordenador do NASF, Gleydson Reis Silva (Guêu) e da Coordenadora da Atenção Básica Alessandra Matheus. Estiveram presentes também a equipe do NASF, CRAS e diversos funcionários da Saúde. Ao todo, foram mais de 30 profissionais de saúde envolvidos no mutirão.

   

Durante toda a manhã foram feitos 400 exames de Glicemia; 50 de hepatite; 50 de Sífilis e 50 de HIV. Alessandra Matheus explicou que os exames de Sífilis, Hepatite e HIV levam de 15 a 30 minutos para dar o resultado, por isso só foi possível fazer 50 de cada. Foram distribuídos também 1.300 comprimidos vermífugos (antiparasitário) e 150 kits de saúde bucal para a criançada, além do atendimento a mais de 500 pessoas para aferir a pressão e vacinas contra Tétano e Hepatite B. Gleydson Reis Silva (Guêu), lembrou que de janeiro a setembro desse ano já foram entregues mais de 5.000 kits da saúde bucal em todas as escolas e creches do município e falou da importância de prevenir doenças futuras levando esses mutirões aos bairros e distritos.

O Secretário de Saúde, Pinheiro Farias, falou da importância desses mutirões. São ações simples que atingem entre 500 e 600 pessoas em uma única manhã. “Esse mês pretendemos fazer outro na Saloméa, durante a inauguração do posto de saúde,  e em seguida faremos mais dois: um no Cajueiro e outro na região do Jacarandá”, disse Pinheiro.


  A dona de casa Santilha da Cruz Santos, 63 anos, moradora do bairro Delfino Guedes (Mutirão), na Quadra C, no 04, disse que não perde um. “Aproveito para checar a pressão, testar minha Glicemia e faço todos os exames que posso. Sou sempre muito bem atendida. Acho muito importante essas ações da saúde”, disse dona Santilha.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...