CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

domingo, 13 de outubro de 2013

Dilma diz que e-mail do governo terá proteção contra espionagem

Presidente disse, via Twitter, que sistema será implantado pelo Serpro.

Decisão ocorre em meio a denúncias de espionagem do governo dos EUA.

Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo (13), por meio de sua conta no Twitter, que determinou a implantação de um sistema para proteger os e-mails do governo federal contra espionagem.
“Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal”, disse a presidente via Twitter. “Esta é 1ª medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais”, completou ela.O anúncio ocorre em meio às revelações, pelo Fantástico, de que o governo dos EUA espionou a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a própria presidente. Segundo Dilma, o sistema está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Em uma terceira mensagem, Dilma justificou a decisão apontando que “é preciso + (mais) segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem.”
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia informado que o Serpro trabalhava num sistema para dar mais segurança aos e-mails do governo federal. Em entrevista no dia 24 de setembro, Bernardo disse que a previsão era que o ministério começaria a testar o novo serviço de mensagens criptografadas ainda neste mês de outubro.
A medida faz parte de um conjunto de ações que o governo brasileiro vai adotar para tentar impedir que suas comunicações sejam acessadas por programas de espionagem, como o do governo dosEstados Unidos. O governo também prevê a criação de um serviço público e gratuito de e-mail, oferecido pelos Correios. A tecnologia desse serviço, que também vai ser criptografado, será desenvolvida pelo Serpro.
As denúncias de espionagem contra o governo brasileiro levaram a presidente Dilma Rousseff a adiar a visita de Estado que faria aos Estados Unidos neste mês de outubro. Em setembro, durante discurso na assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), Dilma denunciou as ações de espionagem, disse que elas “ferem” o direito internacional e “afrontam” os princípios que regem a relação entre os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Chocolate Bahia Cacau é destaque na Origem Week

  ASCOM Bahia Cacau  A Bahia Cacau foi uma das marcas expositora mais visitadas na terceira edição da Feira de Origem e Negócios-Origem Week...