CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vitória da Conquista: Crianças ficam sem registro por falta de selo em cartórios e SAC

Há quase um mês, pais de centenas de recém-nascidos em Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador) enfrentam dificuldades para registrar o nascimento dos filhos devido à falta de selo autoadesivo para autenticar o documento nos cartórios e no SAC. Fornecido pelo Tribunal de Justiça, o selo serve para evitar fraude ou falsificação. A falta dele fez com que a disputa por uma das 20 senhas distribuídas diariamente no SAC saltasse de 200 para 600 usuários, que chegam a dormir na fila em busca da 1ª ou 2ª via do documento. Sem a certidão de nascimento, todos os dias pelo menos 50 recém-nascidos de Conquista e região são excluídos de atendimentos e procedimentos especializados na rede de saúde pública. Alguns sequer podem ser incluídos em planos médicos contratados pelos pais.
É o caso do engenheiro florestal Marcelo Zamboni, que ainda não conseguiu registrar o filho, Bento Nascimento Zamboni, nascido em 30 de março último. “Para não deixá-lo descoberto, fiz a inclusão provisória dele em meu plano de saúde, mas a cobertura vence no dia 30. Se até lá eu não conseguir a certidão, serei obrigado a ingressar na Justiça com uma ação contra o Estado”, desabafou o pai. “Ainda nem tive tempo de curtir direito o meu filho, mas não descanso enquanto não conseguir fazer valer um direito que é dele e de todos os cidadãos brasileiros”, finalizou Zamboni, ao lado de Jamille Nascimento, com o pequeno Bento no colo. (Atarde)

Fonte: http://www.vozdabahia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...