CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 19 de abril de 2011

Prefeito de Ibicaraí recebe comitiva


Acompanhado do vice-prefeito Lula Sampanio, de secretários e assessores, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, recebeu o deputado federal, Geraldo Simões, o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, o superintendente do Sebrae-Bahia,  Edval Passos, prefeitos regionais, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACEI), Dr. Eduardo Fontes, vereadores e presidente de entidades regionais para visitar a Cooperativa de Agricultura Familiar da Bahia (COOAFBA), a primeira cooperativa familiar do Brasil, localizada na BR-415, em Ibicaraí.
O objetivo da visita foi observar o mecanisno de produção da fábrica para que além do aperfeiçoamente através do Sebrae que vai fornecer toda ajuda técnica para que o chocolate produzido seja comercializado nos mercados regional, da Bahia e do Brasil e possa também ser conhecido internacionalmente. O governador Jaques Wagner quer construir novas fábricas na região sul do Estado.
O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia, Wilson Brito, disse que a fábrica de chocolate é importante para a região cacaueira. Afirmou que o governador Jaques Wagner tem interesse na sua consolidação. “Vamos viabilizar esse projeto no sentido de que o produto alcance o sucesso na comercialização regional, estadual, nacional e internacional. A partir do êxito do projeto vamos construir outras unidades no sul da Bahia”.
O  deputado federal Geraldo Simões (PT-Ba) observou que o Sebrae fará um grande serviço no sentido de enviar técnicos para profissionalizar os serviços de comercialização para que o produto seja conhecido. O parlamentar elogiou o prefeito Lenildo Santana e garantiu que colocará recursos através de emendas para realização de obras no município.
O diretor executivo da Companhia de Desenolvimento e Ação egional (CAR), José Vivaldo Mendonça observou que Ibicaraí é um município importante no cenário regional e que está no caminho certo, procurando alternativas no momento de crise. “A fábrica de chocolate é uma ação que agrega valor ao cacau em amêndoa. O secetário, o governador, têm interesse no seu crescimento para que sirva de exemplo e que outras unidades sejam implantadas em outros municípios produtores de cacau”.
O superintendente do Sebrae na Bahia, Edval Passos alerta que embora faltem algumas ações para que o projeto seja consolidado o Sebrae está pronto para oferecer toda a corbetura no sentido que o produto seja certificado e com isso possa ser internacionalizado.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACEI), Dr. Eduardo Fontes, parabenizou o prefeito Lenildo Santana pelo trabalho que vem sendo realizado junto à diretoria da cooperativa, incentivando, ajudando, procurando mecanismos para que seja gragado valor ao cacau e com isso outras cooperativas sejam implantadas na região cacaueira. “ A ACEI está antenada com o que acontece na região”.

Fonte: Assessoria de imprensa de Ibicaraí Bahia/ Riedson Trindade

Um comentário:

BAHIA - Chocolate Festival Bahia 2024 destaca a excelência dos chocolates da agricultura familiar

Fotos: André Fofano ( Chocolate Bahia Cacau )Divulgação-Natucoa A agricultura familiar ganha destaque na 38ª edição do Chocolat Festival Bah...