CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dia D contra a gripe Influenza­­­ superou expectativas em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
A Secretaria de Saúde de Ibicaraí e a Vigilância Epidemiológica viram como positivo o Dia ‘D’ da vacinação contra a gripe Influenza, que aconteceu durante todo o dia de ontem, sábado, 9, em todos os  postos de Ibicaraí e distritos. A campanha nacional começou segunda-feira, 04, e vai até o próximo dia 22 desse mês. A Saúde local espera superar os números do ano passado.
Parte da equipe da Ascom Ibicaraí visitou alguns postos da cidade durante toda a manhã de sábado e o que viu foi uma intensa movimentação da população em busca da vacina. A maior procura foi para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, mulheres e idosos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Olintho Matos, no Mutirão, recebeu 100 vacinas. Na UBS Gelson Lopes foram 120 vacinas e, segundo a enfermeira Márcia Pinto, a procura está dentro do esperado. Na UBS Oséas Peixoto (SESP) a procura foi pequena. A UBS Israel Mendonça, ao lado da Maçonaria, recebeu 140 doses para o sábado e a procura foi grande. O posto Silvino Pires, no bairro Caxingó, recebeu 120 vacinas e o posto Lauro Pires, no bairro Bela Vista, recebeu 150 doses e, de acordo com a enfermeira responsável, até o meio-dia mais de 100 pessoas já haviam recebido a vacina.
Vale lembrar que a dose - via injeção - protege contra os subtipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B. Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto. Quem não recebeu a vacina pode procurar a sua UBS até o próximo dia 22, data final da campanha.
O secretário de Saúde do município, Pinheiro Farias, achou positivo o Dia D e espera para os próximos dias outra leva da vacina para atender a demanda até o próximo dia 22 de maio. “Estamos trabalhando com cotas. O que recebemos de vacina foi quase todo usado ontem, sábado, nas unidades básicas. Muita gente deixou para depois. Acredito que durante a semana chegue mais vacina. Nossa expectativa é melhorar nossos números com relação ao ano de 2014”, disse Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...