CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

domingo, 8 de março de 2015

Método simples e inovador de entrega de mudas facilita o pequeno produtor



Texto e fotos: Arnold Coelho
 O escritório local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA (escritório local de Coarací) e a prefeitura de Coaraci adquiriram, junto ao Governo do Estado, via Biofábrica, 20 mil mudas de cacau, das quais 16 mil já foram distribuídas na zona rural do município, ficando as 4 mil restantes para serem distribuídas na próxima semana.
As mudas chegaram em pacotes de 100 unidades, facilitando a entrega e o manuseio do agricultor familiar, pois com essa nova técnica desenvolvida pela Biofábrica, que supre o tubete, o agricultor pode carregar até 400 mudas nas mãos. O processo é simples e eficiente no desenvolvimento das mudas, pois o agricultor as transfere para os saquinhos e em cinco dias as mudas já podem ir diretamente para o plantio.
Segundo o secretário de Agricultura de Ibicaraí, José Alves de Souza (Louro), a ideia é inovadora, e assim como Coaraci, a secretaria de Agricultura vai se articular junto ao escritório local da EBDA para conseguir pelo menos 20 mil mudas para Ibicaraí. "Soares Neto nos trouxe essa novidade. Conversei com o prefeito Lenildo e ele gostou da ideia. Com a exclusão dos tubetes fica muito mais fácil e barato transportar as mudas, e o pequeno agricultor também economiza no transporte", disse o secretário.
Na foto o professor Soares Neto mostra a praticidade de manusear até 100 mudas em uma única embalagem, facilitando o transporte até as comunidades rurais. Segundo Soares Neto, os gestores e secretários municipais devem fazer valer as políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar. Essas políticas, bem efetivadas e colocadas em prática, funcionam, basta querer. "Esse é o momento certo para o plantio, pois o índice pluviométrico está favorável. As mudas estão na Biofábrica. Basta a boa vontade do gestor municipal e o seu secretário, junto ao EBDA local solicitar à Biofábrica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...