CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 2 de março de 2015

Uma capela perto do céu


Texto e fotos By Arnold Coelho

Ontem, domingo, 01 de março, tive o privilégio de mais uma vez subir até a Serra do Córrego Grande. Já fazia algum tempo que eu não aparecia por aquelas bandas. Meu amigo Abel, que me chama de "Padrinho", sepultou o pai (seu Furtuoso) lá em cima, no topo da serra, de frente para a cidade que ele aprendeu a gostar e amar. 'Seu Furtuoso', antes de partir dessa para uma melhor, escolheu e marcou em suas terras o local onde ele queria descansar. Pedido feito e pedido cumprido! Além de ser sepultado em suas terras, o velho Furtuoso vai ganhar uma capela acima do seu túmulo, onde o meu amigo Abel pretende se casar em breve. A capela não foi pedido do velho, e sim, dos 11 filhos que querem homenagear o patriarca.
Bem, onde eu entro nessa história?

Meu amigo Abel me pediu o projeto dessa pequena capela que será construída no topo da serra, de frente para Ibicaraí, e eu não pude negar o pedido. Saímos logo cedo de moto e subimos a serra. Uma aventura muito legal. A estrada já paga o trabalho. São quase seis quilômetros de subidas e descidas, em uma estrada cacetada, feita de forma artesanal pelos trabalhadores da época, que viviam nas inúmeras fazendas nos tempos áureos do cacau. A estrada é, sem dúvidas, uma das marcas da ostentação dos antigos ricos fazendeiros da nossa região, que não mediam e nem perguntavam o preço das ações, só mandavam fazer.
O local é de difícil acesso, mas vale a pena a subida. Fazenda simples, mas com uma riqueza natural vista poucas vezes na vida. Diversas nascentes (64 por toda a serra) e por onde passa o início do riacho do Córrego Grande, rio que nasce em uma mata acima, na fazendo do meu amigo Pedro Gama. Esse pequeno riacho ajuda a abastecer Ibicaraí com uma das melhores águas da região. O local tem ainda uma belíssima e gigantesca pedra que se impõe cravada no ponto mais alto da propriedade. De cima dessa pedra é possível avistar até Itabuna.
Além de vislumbrar a minha cidade de um ângulo único e respirar ar verdadeiramente puro dentro da mata, ainda pude sentir esse nosso pequeno planeta da forma mais natural e verdadeira possível, e mais uma vez pude ver a harmonia entre animal e vegetal, conforme o projeto inicial do Criador. Se o local, por sua altura, já está perto do céu, além da distância do mundo em que vivemos e a paz que reina de forma natural, com a construção dessa capela para orações, com certeza será um cantinho que irá nos aproximar de Deus.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...