CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ibicaraí lança campanha O seu Entulho é de Sua Responsabilidade


Assessoe de comunicação Riedson Trindade orientando equipe de panfletagem 
A Prefeitura Municipal de Ibicaraí deu início, no último dia 27, à campanha O seu Entulho é de Sua Responsabilidade.  De acordo com a Lei 696, de 02 janeiro de 2004, (que determina que é de responsabilidade da Prefeitura apenas a coleta do lixo doméstico e proíbe terminantemente o acúmulo de entulho em vias públicas), o prefeito Lenildo Santana, no uso de suas atribuições legais, criou o Decreto nº 008, de 03 janeiro 2013, que visa responsabilizar o proprietário do imóvel que colocar entulhos de construção, limpeza de quintal, ou outros, sobre a calçada ou interditando a rua, tendo o cidadão um prazo máximo de 24 horas para a retirada do entulho para o aterro sanitário ou reutilização do mesmo. A prefeitura informa que todo entulho é de responsabilidade de quem o produz e que o setor de coleta só se responsabilizará apenas pelo lixo doméstico.

A campanha foi solicitada pelo prefeito Lenildo Santana e criada pela Assessoria de Comunicação do município, com a produção de cartazes, camisas, panfletos, spots para rádio AM e FM e carro de som, outdoor e perfurados para carros, além de uma equipe de panfletagem coordenada pelo assessor de comunicação Riédson Trindade. Riédson avisa à população que este primeiro mês será de conscientização, mas a partir do próximo mês o cidadão será autuado por fiscais da prefeitura e poderá ser multado em R$ 200, ficando a dívida ativa no Setor de Tributos da Prefeitura.

Vale lembrar também todo o empenho do Secretário de Infraestrutura Leildo Santana, e do Chefe do Departamento de Limpeza Pública, Toinho Estrela, que não medem esforços para manter a cidade limpa e coordenam a equipe de limpeza pelas ruas da cidade diariamente.

“Não é fácil manter a cidade limpa. A prefeitura não tem condição de coletar todo entulho produzido na cidade. Essa Lei já existia desde 2004, e o prefeito Lenildo Santana resolveu colocá-la em prática com o Decreto 008. Essa campanha visa informar ao morador que costuma produzir e deixar o seu entulho na calçada, que a partir de agora ele será responsável pelo seu entulho e terá que contratar uma empresa para coletar, ou ele mesmo fazer o serviço”, disse Leildo Santana.


“O cidadão precisa se educar com relação ao entulho. Nos grandes centros já funciona assim, você liga e contrata uma empresa para pegar o seu entulho. Nossa responsabilidade é com o lixo doméstico, que o indivíduo acumula em casa todos os dias. Limpeza de quintal, restos de construção é de responsabilidade do dono dos mesmos. Já existem duas empresas credenciadas para essa coleta. Nos próximos dias estaremos informando para a população números de telefone onde as pessoas poderão solicitar esse serviço de coleta” disse Toinho Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...