Pesquisa da Apas mostra produtos cujas vendas mais cresceram em 2012.
Entre as maiores quedas estão inseticida, sabão em barra e açúcar.
O brasileiro está tomando mais suco pronto, bebendo mais uísque
importado e tingindo mais os cabelos. Por outro lado, o consumidor está
comprando menos inseticida, sabão em barra e açúcar. É o que aponta
pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pela Associação Paulista de
Supermercados (Apas).
TOP 10 DE CRESCIMENTO DE VENDAS EM 2012 | |
---|---|
Suco de frutas prontos | 13,5% |
Uísque | 10,4% |
Tintura e rejuvenescedor para cabelos | 10,1% |
Água mineral | 7,5% |
Shampoo | 5,8% |
Salgadinho para aperitivos | 4,6% |
Pós-shampoo | 4,3% |
Desodorante | 4,3% |
Chocolate | 4,1% |
Iogurte | 4,1% |
Fonte: Nielsen/Apas |
O levantamento feito pelo Instituto Nielsen identificou os produtos
cujas vendas mais cresceram e caíram em termos de volume no ano de 2012
nos supermercados do país, no acumulado até o mês de outubro.
No ranking dos 10 produtos de crescimentos, os destaques foram os sucos
de frutas prontos para consumo, com alta de 13,5%, uísque (10,4%),
tintura e rejuvenescedor para cabelos (10,1%), água mineral (7,5%) e
shampoo (5,8%).
No Top 10 de quedas, os destaques foram inseticida (-10,8%), sabão em
barra (-9,1%), açúcar (-6,7%), farinha de trigo (-6,5%) e alimentos para
cães (-6,0%).
De acordo com o economista Rodrigo Mariano, gerente do departamento de
pesquisa da Apas, a pesquisa aponta para um comportamento de
qualificação do consumo. "Dentro destas categorias observamos também uma
qualificação do produto. Está se vendendo mais suco e não é o suco de
saquinho. É o suco pronto, na caixinha", explica.
TOP 10 DE QUEDA DE VENDAS EM 2012 | |
---|---|
Inseticida | -10,8% |
Sabão em barra | -9,1% |
Açúcar | -6,7% |
Farinha de trigo | -6,5% |
Alimentos para cães | -6% |
Sorvete | -5,9% |
Aguardente de cana | -5,8% |
Papel higiênico | -3,8% |
Conhaque | -3,7% |
Leite condensado | -3,5% |
Fonte: Nielsen/Apas |
"A classe C também passou a consumir mais água mineral e uísque, e do
importando. E esse comportamento está ligado à questão da indulgência,
ao 'eu posso' consumir e ao 'eu mereço': uma tintura ou rejuvenescedor
para o cabelo, um chocolate para o fim do dia ou um uísque para o fim de
semana", diz Mariano.
Alta de 6% nas vendas em 2012
Pelas projeções da Apas, as vendas dos supermercados paulistas devem fechar o ano com crescimento de 6% na comparação anual. Em 2011, o setor faturou R$ 68 bilhões, o equivalente a 30% de todas as vendas dos supermercados do país.
Pelas projeções da Apas, as vendas dos supermercados paulistas devem fechar o ano com crescimento de 6% na comparação anual. Em 2011, o setor faturou R$ 68 bilhões, o equivalente a 30% de todas as vendas dos supermercados do país.
Para 2013, a projeção é de crescimento de 5%. A entidade espera, ainda,
que o faturamento no Estado atinja a marca de R$ 74 bilhões.
Entre janeiro e outubro, as vendas dos supermercados paulistas
cresceram 3,19% sobre o mesmo período de 2011, considerando todas as
lojas. No quesito mesmas lojas, o avanço foi de 5,89%
Nenhum comentário:
Postar um comentário