CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Seremos um dos países a sair mais rapidamente da crise, diz Mantega

Ministro disse que governo vai continuar tomando medidas de estímulo.
Brasil tem uma das maiores carteiras de investimento do mundo, afirmou.

Simone Cunha Do G1, em São Paulo

O ministro Guido Mantega disse nesta quinta-feira (16) que o governo vai continuar a tomar medidas de estímulo à economia para sair da crise e que será um dos primeiros a se recuperar.
“Posso assegurar que continuaremos a tomar medidas de estímulo e aumentar a competitividade da economia brasileira. Não descansaremos enquanto o crescimento vigoroso não estiver novamente intrincado no país", afirmou.
"À semelhança de 2008, quando o país foi um dos últimos a entrar na crise e um dos primeiros a sair, de novo em 2011 e 2012 repetiremos o mesmo fenômeno e deveremos ser um dos países a sair mais rapidamente da crise”, disse ele – admitindo, no entanto, que o país enfrenta uma crise..
Mantega afirmou que, somente este ano, as desonerações de tributos na economia – um exemplo das medidas de estímulo tomadas pelo governo – estão estimadas em R$ 45 bilhões, cerca de 1% do PIB. O ministro disse que, apesar da economia sólida, temos sentido os impactos da crise na Europa.
O ministro disse ainda que o país tem “seguramente uma das maiores carteiras de investimento do mundo”. Para viabilizar esses investimentos, o governo tem oferecido uma série de estímulos, frisou o ministro – mencionando desonerações e investimentos de BNDES com juros reduzidos.
Mantega enumerou as medidas tomadas para estimular e economia, como o PAC, o programa Minha Casa, Minha Vida, e o pacote de investimentos em infraestrutura anunciado nesta quarta pelo governo, que prevê R$ 133 bilhões em investimentos, por meio da concessão de estradas e ferrovia à iniciativa privada.
Segundo ele, a política de solidez fiscal permitiu reduzir a dívida pública para menos de 35% do PIB. Mantega afirmou ainda que as mudanças demoram a surtir efeitos duradouros, mas já começam a apresentar resultados, citando as dados do emprego e do comércio varejista do mês de julho.
O ministro participou do evento "As melhores da dinheiro", que ocorreu em são Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...