Ministro disse que governo vai continuar tomando medidas de estímulo.
Brasil tem uma das maiores carteiras de investimento do mundo, afirmou.
O ministro Guido Mantega disse nesta quinta-feira (16) que o governo vai continuar a tomar medidas de estímulo à economia para sair da crise e que será um dos primeiros a se recuperar.
“Posso assegurar que continuaremos a tomar medidas de estímulo e aumentar a competitividade da economia brasileira. Não descansaremos enquanto o crescimento vigoroso não estiver novamente intrincado no país", afirmou.
"À semelhança de 2008, quando o país foi um dos últimos a entrar na crise e um dos primeiros a sair, de novo em 2011 e 2012 repetiremos o mesmo fenômeno e deveremos ser um dos países a sair mais rapidamente da crise”, disse ele – admitindo, no entanto, que o país enfrenta uma crise..
Mantega afirmou que, somente este ano, as desonerações de tributos na economia – um exemplo das medidas de estímulo tomadas pelo governo – estão estimadas em R$ 45 bilhões, cerca de 1% do PIB. O ministro disse que, apesar da economia sólida, temos sentido os impactos da crise na Europa.
O ministro disse ainda que o país tem “seguramente uma das maiores carteiras de investimento do mundo”. Para viabilizar esses investimentos, o governo tem oferecido uma série de estímulos, frisou o ministro – mencionando desonerações e investimentos de BNDES com juros reduzidos.
Mantega enumerou as medidas tomadas para estimular e economia, como o PAC, o programa Minha Casa, Minha Vida, e o pacote de investimentos em infraestrutura anunciado nesta quarta pelo governo, que prevê R$ 133 bilhões em investimentos, por meio da concessão de estradas e ferrovia à iniciativa privada.
Segundo ele, a política de solidez fiscal permitiu reduzir a dívida pública para menos de 35% do PIB. Mantega afirmou ainda que as mudanças demoram a surtir efeitos duradouros, mas já começam a apresentar resultados, citando as dados do emprego e do comércio varejista do mês de julho.
O ministro participou do evento "As melhores da dinheiro", que ocorreu em são Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário