CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cursos do Pronatec-IFBA têm aula inaugural no colégio Eduardo Spínola em Ibicaraí

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu na noite de quarta-feira, 18, às 19:30h, no colégio Eduardo Spínola (centro de Ibicaraí), o primeiro contato dos 120 futuros alunos da primeira turma dos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Vendedor e Auxiliar Administrativo, com os integrantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A ação serviu como uma aula inaugural para os novos alunos.


Estiveram presentes ao evento o Prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana; o Diretor do colégio Eduardo Spínola, José Carlos Andrade Nunes; a Coordenadora Geral de Educação da prefeitura, Dionei Alves Dias Cavalcante; a Diretora de Monitoramento dos Programas de Educação do município, Iaciara Oliveira Dias; além do Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Diretor de Ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Núcleo Ilhéus), Marcos Antônio de Oliveira; a Supervisora Rosilene Vilanova Cavalcante; o Orientador Márcio Abreu do Bom Conselho e Jacqueline Heth Figueiredo de Souza.


A aula teve início com a coordenadora Dionei Cavalcante pedindo a todos que fizessem uma oração. Em seguida o prefeito Lenildo Santana falou da importância desses cursos para o município e da comodidade de não precisar se deslocar para um grande centro para se qualificar com um curso técnico. O prefeito pediu empenho e comprometimento e lembrou que essa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada pelo aluno. O prefeito pediu a compreensão de todos, pois as aulas terão início no Eduardo Spínola, mas a ideia é mudar para a escola Léa Galrão (antigo Jaíro Carneiro).

“Nosso sonho é ter um núcleo avançado aqui em Ibicaraí com prédio próprio, mas infelizmente edificar uma escola própria agora é difícil, quem sabe em um futuro próximo. Por enquanto estamos fazendo alguns ajustes e vamos usar o Léa Galrão, no bairro Delfino Guedes, como base”, disse o prefeito.


O coordenador Marcos Antônio iniciou parabenizando a cidade e os futuros alunos e lembrou que Ibicaraí foi o primeiro município, depois de Itabuna e Ilhéus, a procurar e solicitar cursos. Marcos disse que espera abrir mais quatro cursos a partir do mês de julho desse ano e falou da importância da qualificação profissional para o indivíduo. Cobrou atenção e dedicação de todos e disse que só em Itabuna existem 6 mil pessoas a espera de uma vaga dos cursos do Pronatec-IFBA.


Por último o coordenador lembrou que a pré-inscrição feita na prefeitura no último dia 4 só serve para o banco de dados, e que é necessário fazer a matrícula junto ao Pronatec-IFBA. Marcos e sua equipe concluiu mostrando o material que será dado a cada aluno, além de R$ 10,00 que o Governo Federal passa para cada aluno por dia-aula. As aulas terão início no próximo dia 7 de julho, no período da noite, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, sendo que, a depender do curso, terá aula prática aos sábados.

MATRÍCULA

A inscrição final no Pronatec-IFBA será feita hoje (sexta-feira, 20-06), a partir das 16 horas, no prédio do Eduardo Spínola, e o aluno precisa levar CPF, RG, comprovante escolar, comprovante de residência, Cartão Banco e comprovante de conta corrente (opcional). Marcos avisou que quem não tiver conta corrente receberá o benefício do Governo Federal via ordem de pagamento na boca do caixa do Banco do Brasil.


O QUE É O PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O governo federal investe na fase atual R$ 14 bilhões até o final de 2014. Na quarta-feira, 18, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a segunda etapa do Pronatec, que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. A meta para a primeira etapa era oferecer 8 milhões de matrículas até 2014, e até o momento 7,4 milhões de matrículas foram feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...