CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Saúde de Floresta Azul se destaca entre os municípios da região Sul da Bahia

O município de Floresta Azul de acordo com O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal  se destacou entre os municípios da Região SUL da Bahia apresentando um índice de 0.6178 o que o coloca entre os primeiros colocados na região à frente por exemplo de cidades como Itabuna, Ilhéus, Jequié, Ipiau entre outras.

 O estudo do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios da Saúde,Trabalho e Educação.


Segundo a prefeita Dra. Sandra Cardoso Marcelino o IFDM, vem anualmente refletindo o esforço do seu governo em priorizar a saúde e a educação."Quando assumi o governo em 2009, a saúde de Floresta Azul estava entre os piores municípios Brasileiros ocupando a vergonhosa posição de 5422º entre os 5.561 municípios existentes no Brasil. Em relação a classificação do nosso estado a posição também era vexatória ocupávamos a classificação 375º entre os 417 município que formam o estado da Bahia", disse a prefeita.


Em 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.


Uma Nova Realidade
O IFDM deste ano demonstra o avanço da área de saúde colocando Floresta Azul, entre os 402 municípios melhor avaliados nacionalmente. Já na avaliação estadual o município saiu da posição de 375º subindo no ranking para o 82º lugar com o índice de 0.6178.


Na opinião da secretária Domilene Borges, os números traduzem a opção preferencial pela saúde adotada pela prefeita Sandra que desde o primeiro dia do seu governo vem conduzindo com firmeza as políticas públicas voltadas para o setor.


"Vontade política, investimentos, preparação continua da equipe, universalização das ações e do acesso da população aos programas e serviços, valorização dos profissionais com o pagamento dos salários em dia e sobretudo comprometimento com a causa da saúde pública fizeram e fazem a diferença", acrescentou Borges.


A prefeita Sandra reconhece que os números são promissores e ressalta que há muito a ser feito. "Os números são animadores, premiam o esforço do governo e de todos aqueles que diariamente se empenham em melhorar a saúde de Floresta Azul. No entanto temos muito trabalho pela frente, ainda nos deparamos com problemas básicos como: saneamento básico; destino adequado dos resíduos sólidos; habitação; geração de emprego e renda e outros tantos desafios que precisam ser superados, mas que dependem da alocação de recursos dos governos estadual e federal e de estratégias de enfrentamento da vulnerabilidade social de centenas de famílias florestenses que ainda vivem em condições bastante adversas". Finalizou Dra. Sandra, prefeita de Floresta Azul.

LEITURA DO IFDM
De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.


Nota da Ascom: nos próximos dias publicaremos os avanços de Floresta Azul na educação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...